|
...................................................Arte Brasileira do Século XIX e Início do XX |
Fontes Primárias - Artigos na imprensa
"Artistas portugueses no Rio de Janeiro", de Adalberto Mattos
JUSTO, Fernanda; SILVA, Cynthia Dias da; VALLE, Arthur (org.) "Artistas portugueses no Rio de Janeiro", de Adalberto Mattos. 19&20, Rio de Janeiro, v. VI, n. 2, abr./jun. 2011. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/artigos_imprensa/apb_am.htm>
Em fevereiro de 1925, o gravador, professor, crítico de arte e cronista Adalberto Pinto de Mattos (1888-1966) iniciou, nas páginas do periódico fluminense Illustração Brasileira, a publicação de uma série de artigos intitulada Artistas Portugueses no Rio de Janeiro. Entre os pintores, escultores e desenhistas cujas obras Mattos então comentava, figuravam nomes que eram - e, em boa medida, ainda são - dos mais destacados na arte portuguesa das décadas finais do Oitocentos e início do Novecentos: José Malhoa, Rafael Bordalo Pinheiro, Carlos Reis, José Julio de Souza Pinto, Rodolfo Pinto do Couto, Teixeira Lopes, entre outros -, vinculados, em boa medida, à tendência das artes visuais usualmente referida, na historiografia de arte portuguesa, como 'naturalismo'.
Tal empreitada de Mattos é digna de nota, especialmente por ser uma das primeiras a permitir uma compreensão panorâmica da recepção, no Rio de Janeiro, da obra de artistas portugueses atuantes em finais do século XIX e início do XX. Na conjuntura cultural do Brasil pós-colonial, um renovado interesse pela arte portuguesa contemporânea é notável no Rio já a partir do final do Segundo Reinado e parece receber um importante incremento após a reforma da Academia das Belas Artes, ocorrida em 1890. Esse interesse representa, portanto, um acontecimento significativo: por um lado, os artistas da ex-colônia restabeleciam uma relação francamente positiva com a arte da antiga metrópole e, por outro, a cidade do Rio de Janeiro se apresentava como um mercado promissor para os artistas lusitanos. Disponibilizando as transcrições e imagens referentes a essa série de artigos, nossa intenção é contribuir para a compreensão desse episódio ainda insuficientemente estudado da história das trocas culturais entre Portugal e Brasil.
José Malhôa, transcrição de Cynthia Dias da Silva
.
Rafael Bordallo Pinheiro, transcrição de Cynthia Dias da Silva
.
Helena Roque Gameiro, Alfredo Roque Gameiro, Carlos Reis e João Reis, transcrição de Cynthia Dias da Silva
.
José Julio de Souza Pinto e Rodolpho Pinto do Couto, transcrição de Fernanda Justo
.
Teixeira Lopes, Mattoso da Fonseca e José Campas, transcrição de Arthur Valle
Antonio Carneiro e Leal da Camara, transcrição de Fernanda Justo.
Fausto Gonçalves, transcrição de Fernanda Justo
Argemiro Cunha e Julião Machado, transcrição de Arthur Valle