Relatórios Ministeriais sobre a Academia Imperial das Belas Artes - 1882

transcrição de Arthur Valle e Camila Dazzi

Relatórios Ministeriais sobre a Academia Imperial das Belas Artes. Transcrição de Arthur Valle e Camila Dazzi. Texto com grafia atualizada, disponível em: http://www.dezenovevinte.net/

* * *

BRASIL, MINISTÉRIO DO IMPÉRIO

MINISTRO PEDRO LEÃO VELLOSO

RELATÓRIO DO ANO DE 1882 APRESENTADO À ASSEMBLÉIA GERAL LEGISLATIVA NA 3a SESSÃO DA 18a LEGISLATURA EM MAIO DE 1883.

[72]

ACADEMIA IMPERIAL DAS BELAS ARTES

Em 1882 matricularam-se no curso diurno deste estabelecimento 55 alunos, compreendidos os das aulas de modelo vivo e de história das belas artes, estética e arqueologia, que nesse ano funcionaram durante o dia em consequência das obras a que se está procedendo no respectivo edificio.

[73]

Foram admitidos 14 ouvintes.

Dos alunos inscreveram-se para os exames 37, mas somente 15 os prestaram, com o seguinte resultado:

Aprovados plenamente em duas aulas....................................................................3

Aprovados plenamente uma só aula.......................................................................4

Aprovados simplesmente em duas aulas.................................................................3

Aprovados simplesmente em uma, não comparecendo na outra..............................1

Aprovados simplesmente e reprovado na outra.......................................................1

Aprovados simplesmente em uma só aula...............................................................2

Reprovado em uma aula, não comparecendo no exame da outra.............................1.....15

A 21 alunos que mais se distinguiram, foram conferidos 25 prêmios, consistentes em uma grande medalha de ouro, seis pequenas também de ouro, nove de prata, e nove menções honrosas.

Foram também premiados os alunos Hyppolito Boaventura Carron e Jorge Mirandola Junior, o primeiro com a grande medalha de ouro comemorativa da inauguração da Academia (premio D. Pedro I), oferecida pelo Barão de Macaúbas para ser conferida ao aluno que mais se distinguisse no concurso do ano escolar; o segundo com a quantia de 50$000, constante de uma caderneta da Caixa Econômica, ofertada pelo Dr. Luiz Joaquim Duque Estrada Teixeira para ser entregue ao que mais aproveitamento tivesse mostrado no ano lectivo de 1881.

Nenhum aluno obteve, e por isso deixou de ser conferido, o prêmio “Imperatriz do Brazil”, instituído pelo Conselheiro Leonardo Caetano de Araujo.

Continuam em seus estudos na Europa os dois pensionistas Rodolpho Amoêdo e Rodolpho Bernardelli.

Daquelle ainda não foram recebidos os últimos estudos, por se lhe haver permitido exibí-los na Exposição Geral de Belas Artes que devia inaugurar-se em Paris no dia 1o do corrente mês.

O segundo, que já é um artista notável, concluiu a cópia em mármore, que brevemente será recebida na Academia, da belissima Venus Calipigea do Museu de Nápoles, e dentro de um ano provavelmente remeterá o seu último trabalho, [t]ambém em mármore, representando em tamanho natural o grupo de "Jesus Christo e a mulher adúltera".

Sua Majestade o Imperador dignou-se fazer doação, à Academia, do importante quadro, de grandes dimensões, representando a “A fugida da Sagrada Família

[74]

para o Egypto” [cf. Imagem], que ao mesmo Augusto Senhor oferecera seu autor, o ex-aluno da Academia José Ferraz de Almeida Junior.

Foram adquiridos três quadros do mesmo autor, os quais representam “O trabalhador da roça”, de tamanho natural; e “O remorso de Judas”, de igual dimensão; e “O repouso do modelo”, belíssimo quadro de gênero, de figuras de meia natureza.

O meu ilustrado antecessor autorizou a aquisição de uma excellente fotografia em placa de porcelana inalterável, reproduzindo o “Combate naval de Riachuelo” do professor da Academia Victor Meirelles de Lima, tela que se inutilizara de volta da Exposição de Philadelphia, onde figurou.

Acham-se vagas as cadeiras de escultura de ornatos, e de paisagem, flores e animais, assim como a de xilografia, criada pelo Decreto n. 8802 de 16 de dezembro último, em substituição da de gravura de medalhas e pedras preciosas, de conformidade com o disposto no art. 2.o n. 34 da Lei n. 3141 de 30 de outubro antecedente.

Sobre a extinção desta cadeira parece digno de vossa atenção o que expõe o ilustrado Diretor da Academia no relatorio que encontrareis no anexo E.

As cadeiras de pintura histórica, e de historia das belas artes, estética e arqueologia continuam a ser regidas, durante a ausência dos respectivos proprietários, pelos professores honorários João Zeferino da Costa e Bacharel Teophilo das Neves Leão.

Durante os dias 15, 16 e 17 de dezembro fez-se a exposição publica dos trabalhos escolares, a qual foi honrada com a Augusta Presença de Sua Majestade o Imperador e atraiu grande concurso de visitantes.

Entre os trabalhos expostos notaram-se alguns de subido merecimento.

No último dia da exposição efetuou-se na presença do mesmo Augusto Senhor a distribuição de premios aos alunos da Academia e do Conservatório de Musica.

Para os dois lugares de guarda creados pela citada Lei de 30 de outubro foram nomeados por Portarias de 7 do mês seguinte Francisco Maria Mafra e André Marques Nogueira.

Por Decreto de 21 de abril findo foi nomeado José Maria de Medeiros, que naturalizou-se cidadão brasileiro, para exercer o lugar de professor da cadeira de desenho figurado, que já regia em virtude de contrato celebrado de acordo com o disposto na 1a parte do art. 57 dos Estatutos annexos ao Decreto n. 1603 de 14 de maio de 1855.

Tiveram começo e prosseguem regularmente as obras de acréscimo do edificio da Academia, autorizadas pelo meu digno antecessor.