Volume V, número 2 │ abril 2010.........................................ISSN 1981-030X..... |
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Obras.................................................................... Paisagem, Monumento e Crítica Ambiental na Obra de Félix-Émile Taunay por Claudia Valladão de Mattos O trabalho propõe uma interpretação mais “política” das obras Vista de um mato virgem que se está reduzindo a carvão e Vista da Mãe D’Água de F.-E. Taunay, entendendo-as como uma tomada de posição com relação a debates que marcaram a passagem do Primeiro para o Segundo Reinado. O compromisso de Taunay com esses debates levou-o a desenvolver um original conceito de monumento, desenhado para responder a questões específicas da realidade brasileira. As pinturas indianistas de Rodolfo Amoedo por Marcelo Gonczarowska Jorge Realmente
existiu algo que pode ser chamado de 'indianismo' nas artes
plásticas brasileiras? Ou esse é um
título que se
atribuiu comumente a pinturas e esculturas com figuras de
índios, que não partilham outro denominador
comum? A
análise de obras como Marabá, O
Último Tamoio e
A Morte de Atalá,
realizadas por Rodolfo Amoedo, parece ser um bom caminho para
procurarmos pistas que nos ajudem a responder tais questões.
Naturezas mortas: o Museu Nacional e a construção da nação na encomenda de D. Pedro I para o ultramar por Sabrina Parracho Sant’Anna O
artigo trata de um episódio em que João da
Silveira
Caldeira, então diretor do Museu Nacional, foi incumbido de
coligir objetos para confecção de um presente
encomendado
por D. Pedro I para ser remetido ao ultramar, em 1825.
Em meio a outros documentos que exprimem o papel da
História Natural na constituição de
uma imagem de
Brasil, o caso é revelador dos gestos de
produção
da nação que foram postos em movimento nos
primeiros anos
de constituição do Império.
Misteriosas e Indomáveis: uma análise da representação do corpo de duas protagonistas machadianas - Capitu e Sofia por Natasha Santos, André Mendes Capraro, Fernando Renato Cavichiolli e Fernando Marinho Mezzadri O
presente texto analisa como o corpo feminino foi concebido na
literatura do século XIX, limitando o foco nas
protagonistas Capitu e Sofia, de dois clássicos de Machado
de
Assis: Dom Casmurro e Quincas Borba.
Nestes textos, embora a mulher seja idealizada de forma realista, junto
aos problemas característicos da sociedade
da época, ela é retratada como uma imagem
inventada sob a
ótica do desejo masculino, limitada apenas às
páginas do livro.
Mini Dossiê: Obras e Títulos Novas descobertas sobre duas pinturas de Eliseu Visconti por Mirian N. Seraphim Uma única descrição, de apenas uma frase, encontrada recentemente num jornal antigo, aponta para uma troca de títulos ocorrida há muito tempo, e muda radicalmente o início da história de No Verão, de Eliseu Visconti. A pintura de trajetória tão rica, a ponto de merecer a publicação de seu estudo em livro, reservava ainda uma surpresa. . . .Prostituta Grega ou Imperatriz Romana? Novas leituras sobre a Messalina de Henrique Bernardelli por Camila Dazzi Que motivos levariam uma obra que foi exposta no Salon de Paris e aclamada na Exposição Geral de Belas Artes de 1890 a ter o seu nome modificado? Como uma prostituta da antiga grécia, uma dicteriade, passou a ser a representação de uma imperatriz romana? Importaria essa mudança em uma tela cujo propósito é nos apresentar a imagem da degeneração de épocas históricas estigmatizadas pela decadência? Francisco Manuel Chaves Pinheiro e sua contribuição à imaginária carioca oitocentista por Fátima Alfredo Absorver o sentido da obra de Chaves Pinheiro na sua mensagem estética mais geral e nas suas particularidades éticas certamente é proveitoso para melhor compreendermos o panorama do ensino e da produção artística ligada à Academia Imperial das Belas Artes. Com a sua riqueza temática, sua multiplicidade e sua particularidade de traços, a produção de Chaves Pinheiro enriqueceu a história das artes no Brasil oitocentista. .Louis
Rochet: Nova proposição apresentada à
Comissão da estátua equestre de D. Pedro I, em 18
de
setembro de 1856 organização de Jorge
Coli
Celita Vaccani: Manuscrito sobre sua trajetória artística e acadêmica organização de Tathyane Höfke |