![]() |
Volume IV, número 2 │ abril 2009........................................ISSN 1981-030X..... |
. . . . |
.
Algo além do moderno: a mulher negra na pintura brasileira no início do século XX por Maraliz de Castro Vieira Christo [Français]
. “A influência das artes na civilização”: Eliseu Visconti e o pano de boca do Teatro Municipal do Rio de Janeiro por Ana Heloisa Molina No Rio de Janeiro da virada para o século XX, onde o progresso era concebido como o grande vetor da história, as idéias de “moderno” e “modernidade” concretizaram-se em marcos simbólicos e em imagens. Um exemplo é o pano de boca executado por Eliseu Visconti entre 1904 a 1908 para o Teatro Municipal da então Capital Federal, no qual uma mulidão dos maiores representantes das Artes se encontra congregada para o estabelecimento da civilização no Brasil. .
“Era terra do Brasil”: representação da nação brasileira na obra de Antônio Parreiras por José Maurício Saldanha Álvarez A obra de Antonio Parreiras expressa a procura do Brasil por seu lugar no mundo e a captura antropofágica de uma identidade nacional dentro de um arco de sentido internacional. Inserindo-se nos quadros da modernidade, as pinturas de Parreiras reescrevem - com tintas, cores, manchas, claro-escuro - o compromisso com a civilização européia nos trópicos e se esforçam por instaurar uma retórica imagética capaz de compor o romance da nação.
.Alfredo Andersen: um pai norueguês para a pintura paranaense por Amélia Siegel Corrêa ![]() O resgate da memória sócio-cultural de Campos dos Goytacazes pela iconografia do alemão Guilherme Bolckau por Mônica Scarpat Zandonadi, Almerinda da Silva Lopes e Leonardo da Silva Vasconcelos A obra do fotógrafo alemão Guilherme Bolkau, que atuou no Brasil no século XIX, nos revela a memória da cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A realidade social carrega de significados as imagens fotográficas, mesmo quando ela não se constitui motivo direto de representação: fazer um passeio pelas fotografias de Bolckau é, portanto, mergulhar no seu universo cultural, marcado pela poesia, sutileza, sensibilidade e história de uma época.
Os Jardins da Chácara do Challet: uma análise da atuação de Glaziou em Nova Friburgo por Camila Dias Amaduro
Revista do Brasil (1916-1918) - Artigos e Críticas de Arte organização de Arthur Valle
. |