|
|
Volume III, número 4 │ outubro
2008.........................................................ISSN 1981-030X
|
. |
Editorial
|
O pensamento de John Ruskin no debate cultural brasileiro dos anos 1920 por Maria Lucia Bressan Pinheiro Um dos maiores expoentes da crítica romântica de cunho socialista à sociedade capitalista industrial, o inglês John Ruskin, é também considerado o principal teórico da preservação do século XIX na Inglaterra. No presente texto, exploramos a ressonância de suas idéias no panorama cultural brasileiro das primeiras décadas do século XX, principalmente entre os adeptos do Neocolonial. "O gosto à oriental" nas artes decorativas na época de D. João VI por Maria João Albuquerque
Augusto Malta e Marc Ferrez: olhares sobre a construção de uma metrópole por Ronaldo Entler e Antônio Ribeiro de Oliveira Jr. Para reforçar a argumentação sobre a necessidade e a eficiência da reforma urbana que marcou o Rio de Janeiro no início do século XX, dois grandes projetos de documentação fotográfica foram encomendados: um deles a Augusto Malta, que trabalhou diretamente para o prefeito Pereira Passos, e o outro a Marc Ferrez, contratado pela Comissão Construtora da Avenida Central. Cada um desses projetos cumpria funções distintas e complementares, que procuramos aqui analisar. O modo de vida oito-novecentista visto da varanda por Helena Câmara Lacé Brandão e Angela Maria Moreira Martins ![]() . Manoel de Araujo Porto-Alegre: Discurso pronunciado na Academia das Belas Artes em 1855, por ocasião do estabelecimento das aulas de matemáticas, estéticas, etc. transcrição e comentário de Paula Ferrari . Mulheres Reais - Modas e Modos no Rio de Dom João VI por Larissa Sousa de Carvalho [English] ![]() . Nicolina Vaz de Assis por Angela Arena [English]
Entre olhares - O romântico, o naturalista. Artistas-viajantes na Expedição Langsdorff : 1822-1829 por Miguel Luiz Ambrizzi.
O tempo de Victor Meirelles e a cidade de Florianópolis por Sandra Makowiecky [English] Victor
Meirelles, para além dos famosos quadros históricos,
realizou formidáveis paisagens e panoramas. Essa vertente de sua produção manifestou-se bastate cedo, ainda em sua cidade natal, Desterro, atual
Florianópolis, cujas ruas e casarios ocuparam sua atenção de artista. E, embora tenha vivido longe de Florianópolis por imposição da carreira, Meirelles parece indiretamente ter mostrado a cidade mesmo em algumas de suas grandes composições. Oscar Pereira da Silva e suas representações do feminino por Ana Carolina S. Pereira e Gabriella de Amorim Gen [Français] ![]() . Grupo Santa Helena por Elza Ajzenberg [English] Uma arte pouco teórica e bastante prática, calcada na visão direta do ambiente natural e humano, desenvolveu-se amplamente no Brasil a partir dos anos 1930. Os muitos gupos então surgidos foram relevantes não só para a trajetória da arte moderna, mas também para as conquistas sociais da classe artística. Entre esses grupos, um dos mais consistentes foi o Santa Helena, cuja trajetória procuramos aqui discutir . . Melancolia à brasileira: A aquarela Negra tatuada vendendo caju, de Debret por Leila Danziger
Fé e Modernidade: Arquitetura e Arte em Igreja Paulistana por Flávia Rudge Ramos [English] Fé e modernidade podem parecer termos contraditórios. Entretanto, no final da década de 1930, um grupo de artistas de origem italiana - o arquiteto Leopoldo Pettini, o pintor Fulvio Pennacchi e o escultor Galileo Emendabili - venceu preconceitos e conciliou tradição e inovação para criar a Igreja paulistana de Nossa Senhora da Paz. Baile à fantasia, de Rodolpho Chambelland: A figuração do frenesi por Arthur Valle [English]
. |