NO ATELIÊ DE VICTOR MEIRELLES: UM ACERVO PRIVADO COMO OBJETO DE ESTUDO
PARA SUA BIOGRAFIA
Teresinha Sueli Franz (Universidade do Estado de Santa Catarina)
Resumo: Ao falecer, em 22 de fevereiro de 1903, Victor Meirelles de Lima
(Desterro, 1832 – Rio de Janeiro, 1903) guardava em seu ateliê, um acervo
privado, obras que constam hoje em coleções nacionais. Geralmente sua
procedência indica ter sido por transferência da Escola Nacional de Belas Artes
no ano de 1937.
Mas Victor Meirelles de Lima deixou testamento, onde nomeou como
testamenteira e sua única e universal herdeira dos bens que porventura viesse a
ter na ocasião do seu falecimento, a esposa Rozalia
Meirelles de Lima. De onde se conclui que esse legado artístico ficou aos
cuidados dela até sua morte em dezembro do mesmo ano de 1903.
Em longa pesquisa histórica por mim realizada entre os anos de 2009 e
2013, algumas dessas obras do seu acervo privado, foram identificadas. O que só foi possível a partir do conhecimento
da história pessoal do artista. Algumas
delas, estavam sem data,
sem título e/ou sem assinatura. Tudo
indica que são retratos de pessoas próximas do
artista, como a mãe Maria da Conceição (Vila de Desterro, 1817 - Rio de
Janeiro, 1889) ou do único irmão Virgilio (Desterro
1851 - Rio de Janeiro 1897). Há dois retratos de sua amada Flavia Minervina Mendes de Oliveira, falecida no Rio de Janeiro em
março de 1880. Há também
uma vista de uma rua da Cidade de Desterro, a Rua Augusta, onde
morava sua família em 1851, data que consta na pintura. Obras que estavam em
seu ateliê como hoje em dia guardamos um álbum de fotografias de lugares e
pessoas especiais. Não foram produzidas para serem comercializadas ou para
fazerem parte do acervo da Galeria Nacional. São de caráter biográfico e
afetivo.
Antes de falecer, a viúva do artista tentou negociar com o governo a
venda de obras do espólio para a Escola Nacional de Belas Artes Entre, elas as
que estavam em pastas, contendo esboços, desenhos e estudos de suas principais
pinturas. Venda que levou mais de duas décadas para ser efetuada.
Assim vemos o próprio ateliê do artista como o lugar de guarda de
evidências de sua história pessoal, o que constitui objeto de estudos para a
reconstrução de sua biografia. É o que vemos na pesquisa publicada em FRANZ,
Teresinha Sueli. Victor Meirelles -
Biografia e Legado Artístico. Florianópolis;Caminho
de Dentro Edições, 2014, livro a ser lançado no colóquio.