ESTUDO ICONOGRÁFICO DO ATELIÊ EM ALMEIDA JÚNIOR
Leticia Coelho Squeff (Universidade Federal de
São Paulo), Vivian Pereira Viana (Universidade Federal de São Paulo)
Resumo: Dentre as obras produzidas pelo pintor ituano, José Ferraz de Almeida Júnior
(1850 - 1899), destacam-se as que têm por tema o ateliê. Em algumas destas
obras, a relação entre a modelo e o artista é um dos aspectos que surge como
referência ao fazer artístico, ou como metáfora para a própria arte.
Pode-se observar em sua obra sobre esta temática Ateliê em Paris, óleo sobre tela (53 x 46 cm), datada do ano de 1880, que
a figura humana está ausente, contrastando-se da obra de mesmo tema, O Importuno, 1898, óleo sobre tela, c.i.e. (145 x 97 cm), na qual apresentam-se
o pintor e a modelo. Nos quadros nos quais a personagem humana é pintada há uma
presença marcante da figura feminina como modelo que manifesta ações que vão
além do posar, assumindo o ato de vestir-se, como em O Importuno, e o de tocar piano, como em O descanso da modelo.
Levando, portanto, em consideração as diferentes representações do
ateliê feitas pelo artista Almeida Júnior, temos por objetivo apresentar as
primeiras considerações da pesquisa de iniciação científica que desenvolvemos, intitulada “O Importuno de Almeida Júnior
(1850-1899): o desejo na pintura de ateliê”. Apresentaremos um levantamento
iconográfico de pinturas com esse tema, no Brasil e na Europa de fins do século
XIX, tal como o pintor francês Gustave Courbet
(1819-1877), em L'Atelier du peintre (1854-1855, Musée d'Orsay), e os pintores
Frédéric Bazille (1841-1870) e Edouard
Manet (1832-1883), em L´atelier de Bazille
(1870, Musée d'Orsay),
entre outros, acompanhado de algumas propostas de interpretação.