SOCIABILIDADE, BOÊMIA E CARNAVAL EM ATELIÊS DE ARTISTAS BRASILEIROS
Arthur Valle (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro)
Resumo: Organizado pelo pintor brasileiro Helios Aristides Seelinger (1878-1965),
o álbum intitulado “München Rio de Janeiro Paris 1896-1914” reúne imagens
relativas aos anos iniciais de formação e atuação profissional do artista,
compreendidos entre a década final do século XIX e a eclosão da I Guerra
Mundial. O material visual reunido no álbum, bastante heterogêneo, é composto
de fotografias, cartões-postais, recortes de revistas, desenhos etc., e nele se
destaca um extenso conjunto de fotos de ateliês de Seelinger
e de outros artistas brasileiros instalados em cidades da Europa e do Brasil,
como Munique, Paris e Rio de Janeiro. No álbum de Seelinger,
ao lado das
tradicionais fotos de artistas simulando o seu processo de trabalho diante da
câmara, chama a atenção um segundo grupo de fotos nas quais o
que se enfatiza do ateliê é o seu caráter social, o seu lado público e, em
alguns casos extremos, a sua total permeabilidade ao mundo externo.
Conversações informais, cenas pitorescas, noivados, preparações para bailes
carnavalescos... nestas fotos se encontram reencenados
diversos ritos sociais, permitindo que vislumbremos não só aspectos do
cotidiano dos artistas, mas de que modos vida e arte se imbricavam no espaço do
ateliê.