O ATELIER E A IMAGEM DO ARTISTA - O CASO DE ELISEU VISCONTI NA FRANÇA (1893 A 1915)

Ana M. T. Cavalcanti (Escola de Belas Artes - Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Resumo: A importância do atelier para os artistas no decorrer dos séculos XIX e XX ultrapassou e muito a mera função de local de trabalho. Nesse período multiplicaram-se as pinturas que mostram o artista e seu modelo no atelier, expondo aos olhares do público, mesmo que de forma ficcional, um espaço que era em princípio privado. Pintores e escultores souberam explorar a curiosidade dos amadores da arte e se fizeram fotografar nesse local, por vezes simplesmente posando para o retrato, mas muito frequentemente simulando sua atividade artística. Eliseu Visconti também colocou em prática essa estratégia para divulgar e valorizar sua própria imagem, em especial quando realizava as pinturas decorativas para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. São conhecidas as fotografias em que o pintor aparece em seus ateliers na França (em Neuilly-sur-Seine em 1907, e em Paris em 1913) rodeado pelas telas que seriam posteriormente enviadas ao Brasil e instaladas no teatro. Dentro desse processo, Visconti realizou exposições para convidados privilegiados, entre eles jornalistas, que puderam ver suas pinturas em primeira mão. Interessa-nos analisar essas fotografias, percebendo as escolhas do pintor na construção de sua imagem profissional.