GUILLOBEL E SUAS FIGURINHAS: ENTRE O REGISTRO PITORESCO
Valeria Piccoli (Pinacoteca do Estado de São Paulo)
Resumo: A comunicação pretende abordar a produção artística de Joaquim Cândido Guillobel (1787-1859), militar natural de Lisboa, que se transfere para o Brasil no início do século XIX. Guillobel é autor de graciosos desenhos que registram personagens isolados, bem como grupos de trabalhadores, personagens religiosos e tipos mais caracteristicamente regionais, como paulistas e gaúchos. Os olhos esbugalhados, os gestos deselegantes e as roupas em desalinho são marcas dessas suas “figurinhas”, que parecem ser sempre a mesma representação humana apenas vestida de modo diverso. Delineadas como miniaturas e aquareladas, as figurinhas de Guillobel circulavam como conjuntos em pequenos volumes encadernados, dos quais sobrevivem alguns em coleções particulares no Rio de Janeiro e São Paulo.
A precocidade do surgimento das “figurinhas” de Guillobel no contexto do registro dos tipos sociais no Brasil suscita uma diversidade de questões ligadas, por exemplo, à circulação de imagens entre artistas estrangeiros presentes na Corte nas primeiras décadas do Oitocentos. Interessa também investigar a partir delas as interfaces entre o desenho militar (de grande tradição em Portugal) e o desenho artístico, uma vez que Guillobel era coronel do Corpo de Engenheiros e aluno de Grandjean de Montigny na Academia Imperial de Belas Artes. A comunicação visa ainda avaliar os conhecimentos até o momento disponíveis sobre sua trajetória, de modo a melhor caracterizar o perfil deste artista tão singular.