CABRAL POR ELISEU VISCONTI
Mirian N. Seraphim (IFMT)
Resumo: Desde antes do seu aperfeiçoamento na Europa, Eliseu Visconti participou de diversas exposições internacionais, conquistando várias medalhas e até uma aquisição pelo governo do Chile. A última dessas participações, já próximo de completar 64 anos de vida, foi na Exposição do Mundo Português (1940), atuando na comissão que escolheu as obras a serem expostas no Stand de Arte do Pavilhão do Brasil, e exibindo mais uma vez seu quadro A Providência guia Cabral, na ocasião, intitulado apenas Cabral.
Esta pintura teve sua origem no concurso lançado, em 1899, pela Associação do Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil, no qual os concorrentes deveriam enviar um esboço com o tema do descobrimento. A composição vencedora seria executada em tela de grandes dimensões, e seu autor receberia ainda um prêmio em dinheiro. Foram apresentados doze esboços concorrentes e Visconti usou Providência como seu pseudônimo. Embora não sendo vencedor do concurso, Visconti executou sua composição em grande formato, tendo usado, inclusive, seu pseudônimo no título do quadro. É conhecido um esboço para esta obra, que, no entanto, tem ainda dimensões maiores do que as estipuladas pelo concurso, podendo, portanto, não ser ainda aquele primeiro executado em Paris. A versão maior foi exibida em várias mostras anteriores à de Portugal: no Rio de Janeiro, em São Paulo e Paris, com diversas variantes de seu título. Um elemento essencial desta composição foi incluído em todas as futuras cenas de História Recente, criadas por Visconti, pelo que ela passou a ser, praticamente, um protótipo.