SALAS POMPEIANAS NA REGIÃO DE LISBOA NA PASSAGEM DO SÉCULO XVIII PARA O SÉCULO XIX; PROGRAMAS ICONOGRÁFICOS E IDEOLOGIAS
Helder Carita (Universidade Nova de Lisboa)
Resumo: Entre os finais do século XVIII e as primeiras décadas do século XIX assiste-se à encomenda de um significativo conjunto de programas decorativas em salas de palácios e quintas de recreio da região de Lisboa, caracterizadas pela adopção de um formulário decorativo neo-clássico radicado nas missões arqueológicas realizadas a Herculano e Pompeia.
Se em alguns casos parece evidenciar-se uma simples mudança do gosto, outros exemplos evidenciam, pela composição temática como pelos mecenas que encomendam estas obras, uma ligação ao Iluminismo e às novas ideias liberais que se expandiam, neste período, por toda a Europa.
Relacionando entre si alguns dos mais significativos exemplos, pretendemos neste estudo enquadrar esta produção num universo artístico e ideológico, estendendo-o ao Brasil através da circulação de artistas que, como Manuel da Costa, acompanhou em 1811 o Arq. Costa e Silva para o Rio de Janeiro.