TIPOLOGIA ARQUITETÔNICA NEO-MANUELINA NO BRASIL
Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de Mattos (Centro Universitário Moura Lacerda)
Resumo: O estilo Neo-Manuelino, apresenta-se em Portugal como expressão de afirmação nacional, no século XIX, confirmado pelo caráter historicista do retorno ao passado calcado na afirmação das suas tradições, remetendo-nos a uma época enobrecedora dos ideais e vitórias conquistados pela saga e determinação de alguns de seus notáveis empreendedores, entre os séculos XV e XVI (estilo Manuelino na arte portuguesa). Nesse cenário vivo, a arquitetura foi a linguagem que melhor representou as marcas desse passado, tornando-se um referencial balizador dos sentimentos de liberdade e euforia desses novos tempos, aliado ao processo romântico que se instalou por volta de 1834-1880, reflexo de uma nova mentalidade social, representativa da conscientização de seus valores e determinada por uma mudança sociocultural na vida do País.
Encontramos o rebatimento desse estilo na arte brasileira da segunda metade do século XIX, principalmente, na sociedade do Rio de Janeiro, tanto no partido arquitetônico de alguns de seus edifícios como, na configuração dos espaços de leitura, próprios dessa sociedade que se formava. Não só no Rio de Janeiro, mas encontramos essa tipologia arquitetônica, em Salvador, Recife, Belém, Santos, locais onde se constituiu forte colônia portuguesa no final do século XIX.
Os Gabinetes Portugueses de Leitura apresentaram-se, como referenciais urbanos conformados às aspirações sociais da época, fundados por imigrantes portugueses, intelectuais, médicos e bacharéis em Direito que, ao se reunirem nesse importante local, difusor de obras e autores para uma pequena elite, os cabinets, estenderam além-mar esse mesmo projeto. A tipologia arquitetônica do estilo remete-nos ao estilo das “arquiteturas Pátrias”, apoiando-se na história como memória coletiva e assumindo uma função simbólica no espaço da cidade, interferindo em nível de representação, através de seus signos, imagens esculpidas, pintura interna em afrescos e azulejaria histórica. Algumas edificações, contemplaram inovações pertencentes às variáveis estilísticas europeias, aqui introduzidas, como o uso expressivo do ferro e do vido.
O estudo da tipologia do edifício em estilo Neo-Manuelino no Brasil, possui características claras nas edificações presentes no cenário urbano também da primeira metade do século XX, nas cidades onde se fixou uma forte colônia portuguesa.