A POLÊMICA EXPOSIÇÃO DA PINTURA BATALHA DO AVAÍ DE PEDRO AMÉRICO EM UMA ROTUNDA DE PANORAMA EM 1877 NO RIO DE JANEIRO
Vladimir Machado (EBA/UFRJ)
Resumo: Na presente palestra pretende-se uma abordagem sócio-cultural sobre a novidade que caracterizou o uso da fotografia como modelo nas pinturas de batalhas de Pedro Américo, especialmente na pintura da Batalha do Avaí, e de seus desdobramentos. Assim, este pequeno estudo, pretende discutir as transformações na pintura de história de Pedro Américo trazidas pela fotografia e pela chamada “era do espetáculo”, em que os Panoramas, Dioramas, Cycloramas entre outros nomes, eram bastante populares no Rio de Janeiro.
Muitos livros foram escritos sobre Pedro Américo, alguns ainda quando o artista era jovem (1871-72), outros mais recentes. Estas últimas edições, embora as fontes consultadas sejam praticamente as mesmas da nossa pesquisa, ainda não chegaram a se ocupar da questão central deste trabalho, qual seja, a exposição da pintura HISTÓRICA da Batalha do Avaí em uma rotunda de Panorama, no Rio de Janeiro em 1877, sua grande polêmica e repercussão e o uso da fotografia na pintura do artista.
De uma forma geral, pouca ou nenhuma atenção foi dada a essa importante exposição individual de caráter espetacular exposta em uma rotunda de panorama em praça pública, existindo apenas alusões, sem uma análise pontual. Os estudos em sua maioria se referiam a essa exposição como sendo em um simples “barracão” sem nenhuma repercussão, ou ainda tratavam somente das artes plásticas ou bem somente da fotografia, sem contextualizá–las a partir de suas próprias peculiaridades.