Maria Antonia Couto da Silva (UNICAMP)
Resumo: As litografias a partir de fotografias de Victor Frond realizadas para ilustrar o livro-álbum Brasil Pitoresco, com texto de Charles Ribeyrolles, publicado no Rio de Janeiro e em Paris entre 1859 e 1861, foram consideradas por Alexandre Eulálio como um dos “mais altos momentos da nossa iconografia oitocentista” e nos permitem a reflexão sobre diversos aspectos da arte do Brasil do século XIX. Entre essas imagens podem ser destacados os retratos da família imperial, os panoramas do Rio de Janeiro, as vistas de floresta, da capital e das cidades do interior fluminense e, em especial, o registro do trabalho escravo nas fazendas de café. Essas litografias dialogam com imagens do Brasil realizadas por artistas e viajantes e ainda com a arte internacional do período.
O Brasil Pitoresco foi o primeiro livro de viajantes publicado na América Latina com ilustrações realizadas a partir de fotografias. Concebido inicialmente como uma obra que deveria integrar a representação do Brasil na Exposição Universal de Londres, em 1862, ele apresenta um conjunto de imagens que associam fotografia e litografia, duas inovações técnicas relacionadas à modernidade. As ilustrações do Brasil Pitoresco tiveram assim grande importância na constituição da iconografia nacional do Segundo Reinado e acreditamos que inspiraram também a produção posterior de fotógrafos e pintores.
Palavras-chave: Fotografia - Brasil - Século XIX; Victor Frond (1821 - 1881); Charles Ribeyrolles (1812-1860).