AS ARTES (1958): ALDO LOCATELLI E O MURALISMO NO INSTITUTO DE ARTES DA UFRGS

Cíntia Neves Bohmgahren (UFRGS)

Resumo: Aldo Locatelli (Bérgamo, Itália, 1915 - Rio Grande do Sul, Brasil, 1962) desenvolveu uma obra de especial importância para a cultura do Rio Grande do Sul, reconhecida pelos historiadores locais. Com seus murais de temática civil, o artista demonstrou uma consciência de contexto sócio-cultural. Relacionou tradição e modernidade, o que aparece claramente no final de sua vida, em termos de expressividade e visualidade. Conseguiu transitar entre ambientes sacros e cívicos, tendo trabalhado com uma visualidade tradicional ou com uma expressão mais livre e modernizada, respectivamente. Para a obra civil, fez composições planas, com formas simplificadas, nas quais se notam traços do Futurismo e do Cubismo. O pintor ítalo-brasileiro assumiu um posicionamento favorável à figuração, em nome da acessibilidade do público ao forte conteúdo cultural que veiculava através de suas pinturas. Assim, o artista mostrou afinidade com o ideário do realismo socialista. Seu mural As Artes (1958), da sala 83 no oitavo andar do Instituto de Artes da UFRGS (IA-UFRGS), é uma obra representativa desta produção.

As Artes faz parte de um conjunto de murais pintados por outros artistas professores do então Instituto de Belas Artes do Rio Grande do Sul (IBA-RS), no Salão de Festas do oitavo andar do edifício sede, para a ocasião comemorativa ao Cinquentenário do Instituto, em 1958. Os eventos que se fizeram marcaram a história das Artes Plásticas no estado gaúcho e do IBA-RS, pois corresponderam ao momento de máximo esforço por parte do Instituto na tentativa de um intercâmbio entre artistas e intelectuais de outros estados brasileiros e de outros países da América Latina sobre questões da assimilação da modernidade. Tais acontecimentos repercutiram tanto na Academia, quanto no cenário local de artes plásticas.

Posteriormente, o espaço do antigo Salão de Festas foi compartimentado em cômodos menores para a nova função como salas de aula e, assim, os murais foram “enclausurados”. Alguns foram inclusive revestidos por pintura lisa. Diante da atual má relação destes murais com o seu espaço de implantação e do seu mau estado de conservação - por mau uso e por problemas de manutenção do edifício - tem-se a motivação para estudá-los, considerando-se principalmente aspectos históricos e sociais das condições de sua concepção e execução.

Palavras-chave: Artes Plásticas no Rio Grande do Sul; Instituto de Belas Artes da URGS; Aldo Locatelli.