Sobre o Colóquio

Convidados

Comissão Organizadora

Contatos



Mesas e Horários


Programação sujeita a alterações.

É necessário desabilitar o bloqueador de pop-ups
para visualizar os resumos






Mesas e Horários

Localização

Hospedagem

Realização e Apoio




25/02 - 2
a. FEIRA

9:00 h - Inscrições e credenciamento

9:30 h - Mesa de Palestras I

Palestra 1Dra. Sonia Gomes Pereira (EBA/UFRJ, CBHA): A QUESTÃO DO MODERNO NA ARTE E NO ENSINO DA ARTE NA PASSAGEM DO SÉCULO XIX PARA O SÉCULO XX.

Palestra 2 – Dr. Vladimir Machado (EBA/UFRJ): PEDRO AMÉRICO CONTRA A ACADEMIA FRANCESA, A FAVOR DA FOTOGRAFIA E DAS REFORMAS DE NAPOLEÃO III, EM 1863

Palestra 3 – Dra. Ângela Ancora da Luz (EBA/UFRJ, CBHA): A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE PORTINARI E SUA CONTRIBUIÇÃO À MODERNIDADE DA ARTE BRASILEIRA

Debate

12:00 – Almoço

13:00 h - Mesa de Comunicações

Comunicação 1Mestranda Paula Ferrari (ICHL/UFJF): CONSIDERAÇÕES SOBRE HISTÓRIA E ARTE NOS MANUSCRITOS DE PORTO-ALEGRE

Comunicação 2 Mestranda Karin Philippov (IFCH/UNICAMP): SAUDADE” E “NHÁ CHICA”: DUAS CENAS DE GÊNERO DE JOSÉ FERRAZ DE ALMEIDA JÚNIOR

Comunicação 3Isabelle Dória Reis (Bolsista IC/CNPq, ART/UERJ): A MULHER E SEU LUGAR NA “PÁTRIA”

Debate

14:00 h - Mesa de Comunicações Especiais

Comunicação Especial 1 Msc. André Cozzi (SEMEC/Belém do Pará): IMAGENS E IMAGINÁRIO COMO REPRESENTAÇÕES DO REAL

Comunicação Especial 2 – Drndo. Helder Oliveira (IFCH/UNICAMP): CASTAGNETO E A PINTURA DE MARINHA EUROPÉIA: ALGUNS COMENTÁRIOS

Comunicação Especial 3  Drnda . Maria do Carmo Couto da Silva (IFCH/UNICAMP): A PROPÓSITO DE TRÊS ESCULTURAS DE RODOLFO BERNARDELLI: “A BAIANA” (1886), “O RETRATO DE NEGRO “(1886) E “O TÚMULO DE JOSÉ BONIFÁCIO”(1888-89)

Comunicação Especial 4 – Dr. Arthur Valle (Instituto Superior de Educação/FAETEC): “BAILE À FANTASIA”, DE RODOLPHO CHAMBELLAND: A FIGURAÇÃO DO FRENESI

Debate

16:00 - Intervalo para café

16:15 h - Mesa de Palestras II

Palestra 1 – Dra. Vera Lins (FL/UFRJ): “ARRUFOS”: A INTIMIDADE EM CENA

Palestra 2 – Dr. Rafael Cardoso (CTCH/PUC) INTIMIDADE E REFLEXÃO: REPENSANDO A DÉCADA DE 1890

Debate

18:00 h

Coquetel de Lançamento de livro de Rafael Cardoso “A Arte Brasileira em 25 Quadros (1790-1930)”, Ed. Record.

 Vernissage da Exposição do artista plástico Renato Amorim “Choro Carioca – Música do Brasil: Ilustrações”

19:00 h - Encerramento
 

*   *   *   *   *

26/02 - 3a. FEIRA

9:00 - Mesa de Comunicações I

Comunicação 1 Dr. Dalmo de Oliveira Souza e Silva (Universidade Metodista de São Paulo): ACADÊMICOS E ISOLADOS: CENÁRIO ARTÍSTICO NO NORDESTE BRASILEIRO – SÉCULO XIX

Comunicação 2 MsC. Fernanda Mendonça Pitta (UNICID/SP): PINTORES ITALIANOS EM SÃO PAULO – O CASO DE “LA CULLA TRAGICA”, DE GIUSEPPE AMISANI

Comunicação 3Bruno Dias, Daniela Fonseca, Renata Duarte (Bolsistas de Graduação do Arquivo Público Mineiro, PUC-MG): O DESENHO EM FOCO: A ARTE APLICADA NA TRANSIÇÃO DO SÉCULO XIX PARA O XX

Debate

10:00 h - Mesa de Palestras I

Palestra 1 – Drnda. Mirian Seraphim (CEFET-MT, IFCH/UNICAMP): 1890 – O PRIMEIRO ANO DA REPÚBLICA AGITA O MEIO ARTÍSTICO BRASILEIRO E MARCA A CARREIRA DE VISCONTI.

Palestra 2 Dra. Luciene Lehmkuhl (Inhis/UFU-Uberlândia): ARTISTAS EM TRANSITO: ARTE E POLITICA NA REPRESENTAÇÃO DA NAÇÃO

Palestra 3 – Dra. Ana Maria Tavares Cavalcanti (EBA/UFRJ): ENTRE A EUROPA E O BRASIL – “A FACEIRA”, ESCULTURA DE RODOLPHO BERNARDELLI (1852-1931)

Debate

12:15 – Almoço

13:30 h – Mesa de Comunicações II

Comunicação 1 – Dra. Mariela Brazón Hernández: SOBRE A HISTORIOGRAFIA DA ARTE OITOCENTISTA E AS REVISÕES EFETUADAS DURANTE AS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XX

Comunicação 2  Dr. Marcelo Puppi (Universidade Estadual de Londrina-Paraná): LÉONCE REYNAUD E A CONCEPÇÃO TEÓRICA DO ECLETISMO NO RIO DE JANEIRO

Debate

14:30 h - Mesa de Comunicações Especiais

Comunicação Especial 1Drndo. Nivaldo  de Andrade (FAU/UFBA, IPHAN-BA): REDISCUTINDO A ARQUITETURA BRASILEIRA DO SÉCULO XIX: OS PRECONCEITOS DA HISTORIOGRAFIA MODERNA E O PROCESSO DE REVALORIZAÇÃO RECENTE

Comunicação Especial 2 – Dra. Denise Gonçalves (UFV-MG, CBHA): A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO OFICIAL PARA A MODERNIZAÇÃO DA  ARQUITETURA OITOCENTISTA

Comunicação Especial 3 – Dra. Helena Uzeda (EM/UNIRIO): O RECENTE ENSINO ACADÊMICO E MODERNIDADE: O CURSO DE ARQUITETURA DA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES: 1890-1930

Comunicação Especial 4 – Drnda. Fabiana Guerra Grangeia (IFCH/UNICAMP): O JORNAL E A ARTE BRASILEIRA NO RIO DE JANEIRO DO FINAL DO SÉCULO XIX

Debate

16:30 - Intervalo para café

16:45 h - Mesa de Palestras II

Palestra 1 – Drnda. Rosangela de Jesus Silva (IFCH/UNICAMP): CAMINHOS DA CRÍTICA DE ARTE NO BRASIL: SÉCULO XIX

Palestra 2 – Dra. Leticia Squeff (FAU/USP): DA ARTE INCOMPLETA À MORTE DE UM INSUBMISSO: “MOCIDADE MORTA” (1899) DE GONZAGA DUQUE

Palestra 3Dr. José Roberto Teixeira Leite (CBHA): A CRÍTICA DE ARTE DA BELLE ÉPOQUE

Debate

19:00 h - Encerramento

 *   *   *   *   *

27/2 - 4a. FEIRA – MANHÃ

 9:00 - Mesa de Comunicações I

Comunicação 1 – Dra. Leila Danziger (ART/UERJ): MELANCOLIA À BRASILEIRA: A AQUARELA “NEGRA TATUADA VENDENDO CAJU”, DE DEBRET

Comunicação 2 – Dra. Valéria Alves Esteves Lima (UNIMEP): ICONOGRAFIA DE VIAGEM À LUZ DA HISTÓRIA DA ARTE

Comunicação 3 Drnda. Maria Antonia Couto da Silva (IFCH/UNICAMP): REPRESENTAÇÃO DA PAISAGEM E CRÍTICA AMBIENTAL: CONSIDERAÇÕES ACERCA DO ÁLBUM “BRASIL PITORESCO”, DE CHARLES RIBEYROLLES E VICTOR FROND

Debate

10:00 h - Mesa de Palestras I

Palestra 1 – Drnda. Valéria Piccoli (FAU/USP, Coleção Brasiliana/FE): DO PRIVADO AO PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DA COLEÇÃO BRASILIANA / FUNDAÇÃO ESTUDAR

Palestra 2 – Dra. Vera Beatriz Siqueira (ART/UERJ, CBHA): TAUNAY E DEBRET: PINTURA E HISTÓRIA NOS TRÓPICOS

Palestra 3 - Dr. Roberto Conduru (ART/UERJ, CBHA): AFRO-MODERNIDADE

Debate

12:15 – Almoço

13:30 h – Mesa de Comunicações II

Comunicação 1Drnda. Maria João Nunes de Albuquerque (Universidade de Lyon II e Faculdade de Letras de Lisboa): FORMAS E AMBIENTES: A EXPLOSÃO DO ORNAMENTO NA ÉPOCA DE D. JOÃO VI E DE FRANCISCO I, IMPERADOR DA ÁUSTRIA 

Comunicação 2Drnda. Paula André (Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE- Portugal): PIERRE-JOSEPH PÉZERAT (1800-1872). ENGENHEIRO-ARQUITECTO NEOCLÁSSICO

Comunicação 3MsC. Dilberto de Assis (Faculdades COC-Bahia): SUBSÍDIOS SOBRE A FORMAÇÃO DO SERRALHEIRO E FERREIRO E SEU SISTEMA PROFISSIONAL NA BAHIA OITOCENTISTA

Debate

14:30 h - Mesa de Comunicações Especiais

Comunicação Especial 1 – Dr. Luiz Alberto Ribeiro Freire (EBA/UFBA): O LUGAR DA ORNAMENTAÇÃO SACRA CATÓLICA NA RENOVAÇÃO ESTÉTICA DO SÉCULO XIX NO BRASIL

Comunicação Especial 2 Drnda . Marize Malta (EBA/UFRJ): AMBIENTES ECLÉTICOS E O IDEAL DECORATIVO – EM BUSCA DE LUGARES PARA A ARTE

Comunicação Especial 3 – Drnda . Rosane Bezarra Soares (UFS-SE): TRADIÇÃO VERSUS MODERNIZAÇÃO NA ARQUITETURA DO RIO DE JANEIRO: ORNAMENTOS MOURISCOS

Debate

16:30 - Intervalo para café

16:45 h - Mesa de Palestras II

Palestra 1 – Dra. Claudia Ricci (ART/UERJ, RHBN): O ECLETISMO E SUA DIMENSÃO INTERNACIONAL

Palestra 2 – Dra. Maria Helena Ochi Flexor (UFBA/UCSAL): DE OFICIAL MECÂNICO A OPERÁRIO OU ARTISTA: O LICEU DE ARTES E OFÍCIOS E A ACADEMIA DE BELAS ARTES NA BAHIA.

Palestra 3 – Dra. Cybele Vidal (EBA/UFRJ): ENTRE A ACADEMIA E AS ORDENS TERCEIRAS. ANTÔNIO DE PÁDUA E CASTRO E O GOSTO NA CORTE DE D. PEDRO II

Debate

19:00 h - Encerramento

 *   *   *   *   *

28/02 - 5a. Feira

 9:00 - Mesa de Comunicações I

Comunicação 1 – Dra. Maria Lucia Bressan Pinheiro (FAU/USP): O PENSAMENTO DE JOHN RUSKIN NO DEBATE CULTURAL BRASILEIRO DOS ANOS 1920

Comunicação 2 MsC. Suely de Oliveira Figueirêdo Puppi (Centro Universitário Filadélfia-Paraná): A ARQUITETURA MONUMENTAL DE SALVADOR NO INÍCIO DO SÉCULO XX. UMA RESPOSTA LOCAL A UM PROCESSO INTERNACIONAL 

Comunicação 3 – Dra. Ruth Nina Vieira Ferreira Levy (Fundação Eva Klabin-RJ): A ARQUITETURA DE EXPOSIÇÕES COMO REPERTÓRIO DE FORMAS E TIPOLOGIAS

Comunicação 4Dr. Fernando Atique (Universidade São Francisco-SP): UM SOTAQUE DISFARÇADO: A RECEPÇÃO DE REFERÊNCIAS AMERICANAS NO CURSO DE ARQUITETURA DA  ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES

Debate 

10:00 h - Mesa de Palestras I

Palestra 1   Dra. Claudia Valadão de Mattos (IA/UNICAMP): PAISAGEM, MONUMENTO E CRÍTICA AMBIENTAL NA OBRA DE FELIX ÈMILE TAUNAY

Palestra 2 – Dra. Elaine Dias (FAU/USP, Fapesp): FÉLIX-ÉMILE TAUNAY E A IMPORTÂNCIA DO MONUMENTO PÚBLICO NA ACADEMIA IMPERIAL DE BELAS ARTES

Palestra 3 – Dr. Paulo Knauss (Departamento de História/UFF, LABHOI/UFF, APERJ): A FESTA DA IMAGEM: A PROMOÇÃO DA ESCULTURA PÚBLICA NO BRASIL DO SÉCULO XIX

Debate

12:15 – Almoço

Coquetel de Lançamento de livro de Ruth Levy “Entre Palácios e Pavilhões: A Arquitetura Efêmera da Exposição Nacional de 1908, Ed. EBA/UFRJ.

13:30 h – Mesa de Comunicações II

Comunicação 1 – Dra. Heloisa Pires Lima (Pós-graduanda/USP), Dra. Rosana Ramalho de Castro (EBA/UFRJ): O IMAGINÁRIO DA CRISTANDADE NO RIO DE JANEIRO DO SÉCULO XIX NAS PINTURAS DE RUGENDAS E DEBRET

Comunicação 2 – Dra. Madalena de F. P. Zaccara (UFPE): A TEMÁTICA, NA PINTURA DO SÉCULO XIX NO BRASIL, COMO VEÍCULO DE AFIRMAÇÃO E SOBREVIVÊNCIA: PEDRO AMÉRICO DE FIGUEIREDO E MELLO

Comunicação 3  Dr. Jose Maurício Saldanha Alvarez (Dep.Arte/UFF): “ERA A TERRA DO BRASIL”: REPRESENTAÇÃO DA NAÇÃO BRASILEIRA NA OBRA DE ANTONIO PARREIRAS

Comunicação 4 – Dra. Ana Heloisa Molina (Universidade Estadual de Londrina-Paraná): “A INFLUÊNCIA DAS ARTES NA CIVILIZAÇÃO”. ELISEU VISCONTI E O PANO DE BOCA DO TEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

Debate

14:45 h - Mesa de Comunicações Especiais

Comunicação Especial 1 – Drndo. Alex Miyoshi (IFCH/UNICAMP): INDÍGENAS E SELVAGENS NA PINTURA E ESCULTURA DO SÉCULO XIX

Comunicação Especial 2 – Dra. Claudia Oliveira (IH/UCAM-RJ, Fundação Casa de Rui Barbosa): “A CARIOCA” DE PEDRO AMÉRICO: ALEGORIA UFANISTA E EROTISMO NA CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE VISUAL BRASILEIRA NO IMAGINÁRIO OITOCENTISTA

Comunicação Especial 3 Drnda. Cristina Pierre de França (Colégio Pedro II, EBA/UFRJ): VICTOR MEIRELLES E OS PANORAMAS

Debate

16:30 - Intervalo para café

16:45 h - Mesa de Palestras II

Palestra 1 – Dr. Aldrin Moura de  Figueiredo (FH/UFPA): O CENTENÁRIO MESTIÇO: THEODORO BRAGA E A PINTURA HISTÓRICA DA FUNDAÇÃO DA AMAZÔNIA, 1908-2008.

Palestra 2 – Dra. Maraliz de Castro Vieira Christo (ICHL/UFJF, CBHA): A RECUSA AO CORPO FRAGMENTADO: A RECEPÇÃO DE “TIRADENTES ESQUARTEJADO”

Debate

19:00 h - Encerramento

 *   *   *   *   *

29/2 - 6a. feira

 9:00 - Mesa de Comunicações Especiais

Comunicação Especial 1 – Drnda. Tamara Quírico (IPHAN): O IPHAN E A PROTEÇÃO DAS ARTES PLÁSTICAS BRASILEIRAS MODERNAS

Comunicação Especial 2Drndo. José Luiz da Silva Nunes (MNBA): MODESTO BROCOS E A “RETÓRICA DOS PINTORES”

Comunicação Especial 3 – Drndo. Reginaldo da Rocha Leite (UNIBENNETT-RJ): OS PROPULSORES DA PRÁTICA DA CÓPIA NA ACADEMIA IMPERIAL DAS BELAS ARTES: PERÍODOS DE INTRODUÇÃO E CONSOLIDAÇÃO DE UMA METODOLOGIA DO ENSINO ARTÍSTICO

Comunicação Especial 4 – Drnda. Camila Dazzi (ART/UERJ, EBA/UFRJ): DE ACADEMIA IMPERIAL À ESCOLA NACIONAL – NOVAS PROPOSTAS PARA O ENSINO DAS BELLAS-ARTES

Debate

11:30 – Almoço

12:30 h - Mesa de Palestras I

Palestra 1 – Dra. Ana Paula Cavalcanti Simioni (EACH/USP): AS MULHERES NA ESCOLA NACIONAL DE BELAS ARTES

Palestra 2 – Dr. Edison Farias (ICA/UFPA): ACADEMIA DE BELAS ARTES NA AMAZÔNIA?

Palestra 3 – Dra. Elisabete Leal (CNPq, PPGH/UFRGS): “QUEREMOS O FIM DA ACADEMIA QUE NÃO SE OCUPA DAS ARTES” - INSUBMISSÃO E REVOLTA DA JUVENTUDE ARTÍSTICA NA PASSAGEM PARA A REPÚBLICA NO BRASIL

Debate

14:45 h – Mesa de Comunicações "Pedro Weingärtner: O artista e sua Obra" 

Comunicação 1 - Dr. Neiva Bonhs (UFPEL): CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA DA OBRA DE PEDRO WEINGÄRTNER

Comunicação 2 - Dra. Susana Gastal (PUCRS): A FOTOGRAFIA E PEDRO WEINGÄRTNER

Comunicação  3 - Dra. Ana Carvalho (UFRGS): A PAISAGEM NA PINTURA DE PEDRO WEINGÄRTNER

Comunicação 4 - Drnda.Vivian S. Paulitsch (IFCH/UNICAMP): AS INFLUÊNCIAS NA PINTURA REGIONALISTA DE PEDRO WEINGÄRTNER (1853-1929)

Comunicação 5 -  Anico Herskovits: ASPECTOS TÉCNICOS DA GRAVURA DE PEDRO WEINGÄRTNER

Comunicação 6 - Dra. Paula Ramos (UniRitter e Feevale): WEINGÄRTNER E SEUS IRMÃOS: O PAPEL DA GRÁFICA

Comunicação 7 - Dr. Alfredo Nicolaiewsky (UFRGS): O DESENHO DE PEDRO WEINGÄRTNER

Comunicação 8 - Dr. Paulo Gomes (UniRitter): WEINGÄRTNER E O COLECIONISMO INSTITUCIONAL
 

16:15 - Intervalo para café

16:30 h - Mesa de Palestras II

Palestra 1 Dr. Tadeu Chiarelli (ECA/USP): NOVOS ENFOQUES PARA A ARTE BRASILEIRA

Palestra 2 – Dr. Luciano Migliaccio (FAU/USP, IFCH/UNICAMP): A RECEPÇÃO DOS GÊNEROS EUROPEUS NA PINTURA BRASILEIRA

Debate

18:00 h - Palestra  de Encerramento 

Dr. Jorge Coli (IFCH/UNICAMP): REFLEXÕES SOBRE A IDÉIA DE SEMELHANÇA, DE ARTISTA E DE AUTOR NAS ARTES - EXEMPLOS DO SÉCULO XIX

Debate

19:00 h - Encerramento