JOSÉ PANCETTI

(Campinas, SP, 1902 - Rio de Janeiro, RJ, 1958)

por Fabio De Macedo

Filho de imigrantes italianos, o jovem José Pancetti enfrentou as maiores privações familiares. O pai era pedreiro, a mãe lavadeira e as irmãs operárias. Em 1910 foi enviado à Itália e sob a responsabilidade dos familiares exerceu ofícios humildes, chegando a ingressar na Marinha italiana quando viajou pelo Mediterrâneo. Em 1920, regressa ao Brasil. Após várias ocupações subalternas, auxilia Adolfo Fonzari na pintura de paredes e cartazes no Atelier Beppe, em São Paulo.

Inquieto, Pancetti se desloca para o Rio de Janeiro para sentar praça na Marinha de Guerra do Brasil em 1922, onde realiza curso de pintura de convés na Escola de Auxiliares Especialistas. Durante seus descansos de trabalho na caserna, suas pinturas espontâneas realizadas em caixas de charutos e pequenos cartões encantam seus companheiros, que o aconselham a buscar formação artística. Em 1933, ingressa no Núcleo Bernardelli, curso livre de pintura e desenho coordenado por ex-alunos da Escola Nacional de Belas Artes. O Núcleo funcionava no porão da ENBA, à noite, oportunizando aos operários o cultivo artístico. Ainda no Núcleo e sob a orientação de Bruno Lechowski, Pancetti começa a participar de exposições e salões até alcançar, em 1941, o Prêmio de Viajem ao Estrangeiro da Divisão Moderna do Salão Nacional de Belas Artes, que originou a criação do Salão Nacional de Arte Moderna, ou seja, o primeiro prêmio oficial concedido a uma obra de arte moderna no Brasil.

A obra pictórica de Pancetti é abrangente, visto que cultivou os mais variados gêneros. Da paisagem urbana e rural, marinha, retrato, natureza morta, cenas domésticas e trabalhadores em geral. Suas criações chegaram a tocar de raspão o abstracionismo, apesar de negá-lo rotundamente enquanto forma de expressão artística. Pancetti foi um cronista do seu dia-a-dia, representando em sua obra os mais variados lugares que percorreu a serviço da Marinha de Guerra, onde alcançou a patente de 1o. Tenente, e aqueles lugares destinados aos sanatórios onde tratou sua tuberculose.

Por último, encontrou refúgio na Bahia, onde decidiu desfrutar o Prêmio de Viagem ao País obtido no Salão Nacional de Belas Artes em 1947. A partir daí, sua obra sofre uma mudança de rumo através da cor e da temática, dedicando suas criações a representar os trabalhadores humildes da costa baiana através da série Lavadeiras e Pescadores, patrocinado por uma bolsa artística concedida por Anísio Teixeira, então Secretário Estadual de Educação da Bahia. É quando assume o íntimo compromisso de revelar, através da pintura, uma face do brasileiro mestiço, esquecido naquela região, ou seja, o crioulo. Sua técnica é marcada por altos e baixos, provenientes da tênue formação, enquanto a poética encontra refúgio na Escola Metafísica, no Expressionismo Romântico e na Preocupação Social.

Pancetti participou de várias Bienais de São Paulo, Bienal de Veneza, Salões Paulista, Baiano e Nacional e mostras coletivas internacionais de arte brasileira. Sua obra continua percorrendo o mundo após sua morte precoce em 1958, vitimado pela tuberculose.

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