A Paisagem em Pedro Weingärtner (1853 - 1929): algumas hipóteses de trabalho

Ana Maria Albani de Carvalho *

Carvalho, Ana Maria Albani de. A Paisagem em Pedro Weingärtner (1853 - 1929): algumas hipóteses de trabalho. 19&20, Rio de Janeiro, v. III, n. 3, jul. 2008. Disponível em: <http://www.dezenovevinte.net/artistas/pw_amac_paisagem.htm>.

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Este artigo resulta de um olhar dirigido para um recorte específico na extensa e diversificada obra de Pedro Weingärtner, artista nascido em Porto Alegre em 1853 e nesta mesma cidade falecido, no ano de 1929.  Pintor, desenhista e gravador, Weingärtner explorou temas diversos, passando pelas cenas de costumes, pelo retrato, interessado em temas da antiguidade e da mitologia pagã em particular e especialmente pela paisagem, nela registrando aspectos da natureza, da vida e trabalho rural, pelas diversas regiões onde andou, na Europa e no Brasil.

Concentramos nosso estudo no interesse de Weingärtner pela paisagem e apresentamos no texto a seguir algumas hipóteses para uma pesquisa que consideramos ainda em estágio inicial, tendo em conta o volume de dados encontrados e necessidade imperiosa de sistematizá-los ao mesmo passo em que formulamos a estrutura teórica e metodológica mais adequada à análise. Cumpre observar que, embora integremos o grupo de trabalho reunido pelo projeto de resgate da obra de Pedro Weingärtner[1], nosso interesse extrapola os limites monográficos e está diretamente vinculado ao exercício da coordenação do Arquivo Geral do Instituto de Artes da UFRGS e da galeria da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, órgãos do Instituto de Artes da UFRGS que reúnem preciosos acervos em documentos e obras fundamentais ao conhecimento da história da arte em âmbito regional.

Lembrando que o atual Instituto de Artes (UFRGS) foi fundado em 1908 - neste ano completando seu centenário -, o volume de documentos históricos e de acervo artístico é considerável e demanda inúmeros estudos, ainda por realizar em sua forma sistemática. Nestes termos, a questão da paisagem foi assumida como um possível recorte neste universo diversificado, cuja análise poderá contribuir para o esclarecimento de determinadas especificidades percebidas na configuração do campo artístico local, tanto no que diz respeito aos vínculos com o que de forma genérica denominou-se como “arte acadêmica”, quanto - entre outros aspectos - ao que diz respeito ao papel desempenhado pelas artes plásticas na constituição de uma identidade cultural regional.

Para sermos mais precisos, entendemos que o estudo sobre a produção gráfica, pictórica e fotográfica realizada pelos artistas gaúchos entre o final dos oitocentos e as primeiras décadas do século XX poderá ensejar uma reflexão sobre as relações entre as artes visuais e o processo de constituição de uma identidade cultural regional e nacional. No atual estágio de nossa investigação, nos concentramos em levantar e analisar a produção artística propriamente dita, considerando as questões relativas ao lugar ocupado pela arte na cultura local com atenção aos aspectos históricos envolvidos em tal processo.

Tendo em vista nossos objetivos de pesquisa trabalhamos com uma definição ampliada de paisagem, englobando as representações da natureza, o espaço urbano e ainda obras em que o tema principal pode ser de outra ordem. Nossa construção da noção de paisagem colhe seus fundamentos teóricos tanto no campo das artes plásticas, quanto no da geografia, no que diz respeito ao conceito propriamente dito e as diversas formas de operá-lo[2].

A paisagem desempenha um papel significativo na produção artística de Pedro Weingärtner, assim como na de outros artistas regionais do período representado pelo final dos oitocentos e pelas primeiras décadas do século XX. Entre estes, podemos citar Libindo Ferrás (Porto Alegre, RS, 1887 - Rio de Janeiro, RJ, 1954), professor e diretor do Instituto Livre de Belas Artes do Rio Grande do Sul - atual Instituto de Artes, desde sua fundação em 1908, até o ano de 1937 ou Francis Pelichek (Praga, República Tcheca, 1886 - Porto Alegre, RS, 1937), também professor no IA, desde 1922.  O acervo da Pinacoteca Barão de Sto. Ângelo (IA - UFRGS) possui diversas obras exemplares deste tema e período, em pintura, desenho e aquarela.

Encontramos em Weingärtner uma atenção especial e, nestes termos, um protagonismo, na representação da paisagem como “materialização de um instante da sociedade” (SANTOS, 1997:72), onde o gaúcho, o imigrante, o trabalhador rural aparecem como sujeitos de diferentes relações sociais. Observe-se neste caso, o exemplo dado pela pintura “Pousada” [Figura 1], um óleo sobre tela datado de 1914, medindo 37 por 73cm, atualmente no acervo da Pinacoteca APLUB de Arte Rio-grandense, a qual será objeto de comentário mais adiante neste texto.

O mundo do trabalho rural também é foco de atenção em obras realizadas a partir do cenário europeu, como “Ceifa” [Figura 2], óleo situado em Anticoli, Itália, datado de 1903. Convém observar que Pedro Weingärtner embora estabelecido na Europa (Alemanha, França, Itália) entre os anos 1878 e 1902, realizou viagens freqüentes ao Brasil, realizando exposições (Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro) e obras.  Nestas incursões à terra natal realizava muitos apontamentos (manchas, croquis, desenhos), os quais davam origem a pinturas e mesmo gravuras, geralmente realizados em solo europeu, posteriormente expostos e vendidos no Brasil.  Como veremos logo mais, determinadas cenas e paisagens serviam tanto a realização de pinturas, como para gravuras, como é o caso da já mencionada “Pousada” (1914), cujo grupo de figuras serve de tema central para uma água-forte datada de 1917 [Figura 3] (GOMES, 2006: 29).

Observando a pintura “Pousada” (1914) vemos que a estrutura da composição destaca um grupo de figuras - os gaúchos, carreteiros - em primeiro plano, à esquerda no quadro. O olhar do espectador é conduzido para a direita, no sentido da leitura, e ao fundo da cena, através de outras figuras cuidadosamente dispostas. A paisagem ocupa a maior porção da tela, em cores e formas bem definidas e delineadas. O peso visual entre o lado esquerdo e direito do quadro é contrabalançado por um artifício, que esconde o desnível na linha do horizonte, como podemos verificar observando a quebra de continuidade na mesma a partir da carreta de bois. Como em outras obras de Weingärtner, a composição é meticulosamente estudada, os elementos (figuras, arquitetura, texturas) são facilmente reconhecíveis, pelo emprego das cores e linhas. É interessante observar a gravura de 1917 que explora o mesmo conjunto de figuras, eliminando a expansão da paisagem. Mais instigante ainda será comparar este conjunto com a fotografia de Lunara [Figura 4], pseudônimo do fotógrafo Luiz Nascimento Ramos (Porto Alegre, 1864 - 1837), contemporâneo do artista e segundo informações, seu amigo[3].

Outras obras, como a “Vista do Prado” [Figura 5], datada de 1922 e pertencente a um colecionador particular, como o título indica, apresentam a paisagem de uma região específica da cidade, hoje razoavelmente modificada pelo desenvolvimento urbano. Outras, ainda, como a água-forte “Quintal” [Figura 6], situada em Roma e datada de 1918, nos oferecem um cenário cujo ponto de vista é mais próximo ao observador, com um pequeno açude, galinhas, plantas e outros elementos pictóricos. Estes últimos permitiam ao artista manifestar sua maestria técnica e formal através dos grafismos e texturas característicos dos mais variados detalhes de plantas e animais.

Em Weingärtner podemos ainda encontrar uma pintura de paisagem dentro de uma cena de interior, observando atentamente a pequena jóia da arte pictórica denominada “Bailarinas” [Figura 7], datada de 1896 e pertencente ao acervo da Pinacoteca Barão de Sto. Ângelo, do Instituto de Artes da UFRGS. Nesta obra medindo 23 x 36 cm, encontramos três personagens - as referidas bailarinas - em um momento de descanso, em um cenário ricamente adornado. Na parede de fundo, como ponto central ao qual se dirige o olhar do espectador, encontramos a representação de um pequeno quadro de paisagem, que neste caso, deve medir aproximadamente três ou 4cm de largura [Figura 7, detalhe]. Com o auxílio de uma lupa é possível observar que a pintura dentro da pintura inclui um pequeno conjunto de casas, vegetação rasteira, árvores, céu e nuvens.

Os comentaristas da obra de Pedro Weingärtner enfatizam o apreço do artista pelo detalhe e pela miniatura, geralmente percebidos como um artifício empregado para demonstrar seu domínio da técnica em geral e do desenho, em particular. Sabemos que o domínio do desenho era apenas um dos elementos que caracterizavam a arte acadêmica, ao lado da “intelectualização do métier [...] condição essencial do movimento acadêmico” aspecto essencial no embate travado pelas artes plásticas para ascender ao patamar das artes liberais (HEINICH, 1996: 21) desde a época do Renascimento.

A importância concedida à pintura histórica e também à temática mitológica estava associada a este processo de intelectualização, na medida em que tais temáticas exigiam do artista sólidos conhecimentos de perspectiva, da teoria das cores e suas harmonias, de composição, assim como de anatomia humana e animal, somados à representação dos elementos da paisagem natural. Tudo isto era necessariamente acompanhado pelo conhecimento sobre o tema histórico, mitológico ou religioso, o qual permitiria ao artista encontrar a representação ideal para o mesmo, além de demonstrar sua erudição.  Tais temáticas demandavam estudos diversos, realizados essencialmente no recinto do atelier.

A paisagem propriamente dita, em contraponto, exige - em princípio - um trabalho realizado ao ar livre em contato direto com um “modelo” cambiante, o que não facilita o acabamento demorado da pintura, preconizado pela academia. As regras da geometria que permitem a realização da perspectiva - adequada aos ambientes internos - não são suficientes para resolver o problema da representação do espaço, no caso da paisagem.  Seguindo esta linha de raciocínio, a pintura de paisagem esteve muito mais associada à perda de hegemonia da Academia em favor de uma estética de cunho mais realista ou naturalista.

No caso brasileiro em particular, o enfoque realista e especialmente a paisagem funcionaram como via de afirmação para uma determinada concepção de arte brasileira. Mais precisamente - talvez este fosse o caso de Weingärtner - de uma obra de arte com identidade cultural regional, ainda que de alcance universal.  No caso do artista gaúcho - e de outros brasileiros que exploraram o tema da paisagem, durante o período em questão - tal temática ensejava uma maior empatia com o público. Para além de um sentimento cívico ou da demonstração da maestria artística, a emoção que a obra viesse a causar no espectador parece ser um elemento significativo para estes artistas e para Weingärtner em especial.

Em resumo, e para os limites do presente artigo, consideramos que o apreço de Weingärtner pela paisagem em geral e pelo cenário gaúcho em particular, confere complexidade à obra do artista, exigindo que as vinculações entre sua produção e o academismo sejam investigadas com grande rigor teórico e conceitual.

A trajetória profissional de Weingärtner pode ser acompanhada através de documentos esparsos e especialmente através das publicações de Ângelo GuidoPedro Weingärtner”, editada em Porto Alegre pela Divisão de Cultura - Diretoria de Artes da Secretaria de Educação e Cultura, em 1956 e de Athos Damasceno, “Artes Plásticas no Rio Grande do Sul”, esta última mencionada na bibliografia deste artigo e datada de 1971.

Weingärtner nasce em Porto Alegre, no ano de 1853 - poucos anos após o término da Revolução Farroupilha, em 1845 - filho de um imigrante alemão com gosto pelas artes plásticas, como nos informa Damasceno (1971: 196), irmão dos responsáveis pela Litografia Weingärtner, considerada “uma das mais importantes do Rio Grande do Sul e do Brasil (id.: 356). Não detalharemos sua biografia ou trajetória nos limites deste artigo, mas interessa caracterizar sua formação artística, iniciada em 1878 no Liceu de Artes e Ofícios de Hamburgo, Alemanha. É interessante observar que outros artistas gaúchos ou aqui radicados, provavelmente por questões de origem, realizam sua formação artística na Alemanha ou na Itália e não na Academia brasileira. Retomando a cronologia de Weingärtner, ainda em 1878 desloca-se para a Nobre Escola de Belas-Artes de Baden, dirigida por Ferdinand Keller e na qual, sempre segundo Damasceno, terá Hildebrandt como mestre. Ângelo Guido e Damasceno mencionam que nesta época seus “ensaios de paisagem” já denotavam sua “característica preocupação” com o detalhe (GUIDO, apud DAMASCENO, 1971: 199).

Depois de passar por Berlim em 1880 - acompanhando o mestre Hildebrandt - encontraremos Weingärtner em Paris no ano de 1882. Os comentaristas são unânimes em observar que o pintor gaúcho se manteve fiel a sua concepção estética e artística tradicional, imune ao debate provocado pelo Impressionismo.  Vindo de uma família humilde, até então Weingärtner lutara com dificuldades para manter-se fiel ao seu projeto de formação artística. Finalmente em 1884 a sorte lhe sorri e é agraciado com uma pensão oficial do governo brasileiro, capaz de lhe sustentar os estudos e a manutenção nas cidades da França e da Itália.  Roma, Tirol, Munique e novamente Roma, onde instalará seu atelier em 1886, para ali produzir as “obras mais salientes de sua carreira”, segundo Damasceno (1971: 201). Entre 1889 e 1892 realizará diversas viagens de estudos - Nápoles, Herculano, Pompéia, Anticoli, sem esquecer de Paris - participando também de exposições. Em todos estes lugares, Weingärtner tomará a paisagem como tema para o desenvolvimento de sua pintura.

Em 1891 será nomeado professor para a cadeira de Desenho Figurado na Escola Nacional de Belas-Artes, atuando no Rio de Janeiro até o final de 1893. Durante este período realiza diversas visitas ao Rio Grande do Sul, onde nunca deixaria de expor. Mais uma vez segundo Damasceno, no ano de 1892 realizará, no Rio de Janeiro, uma exposição de obras:

... que é salientada por seus críticos, principalmente pela circunstância de representar o primeiro conjunto de trabalhos do pintor, tratando de assuntos nossos. A coleção, em que figuram, além de telas menores, os quadros intitulados Kerb, Fios Emaranhados e Carreteiros, torna-se na realidade, particularmente significativa, porque marca, por assim dizer, o retorno do artista à querência, ao chão nativo, a cujos apelos se rende  e de cujas vivências se deixa envolver, após tantas e tão prolongadas andanças por terras estranhas [...] (DAMASCENO, 1971: 203).

Como observam os comentaristas, Weingärtner ainda pintará “muitas telas inspiradas em paisagens e costumes da Europa, principalmente da Itália. Mas a partir de então (1882), o Rio Grande do Sul será uma de suas mais constantes preocupações” (id.; ib). A possibilidade de representar a paisagem, a arquitetura e os tipos regionais é percebida por Weingärtner não apenas como uma renovação em sua obra, mas como uma efetiva contribuição ao campo da arte, já que tal temática não era usual, nem divulgada em outros centros, mesmo nacionais. Lembramos aqui o relato de Ângelo Guido (1893, Cremona, Itália - 1969, Pelotas, RS[4]) - pintor, professor no Instituto de Artes e iniciador da disciplina de história da arte nesta instituição em 1936 - datado de 1925:

Quando, em setembro de 1925, chegamos a Porto Alegre, tivemos a impressão de que o Rio Grande do Sul, no setor da cultura, vivia isolado, quase que inteiramente desconhecido dos demais centros culturais do território nacional.

Conhecia-se a política do Rio Grande do Sul, os seus embates revolucionários, mas os seus intelectuais e artistas, salvo algumas exceções, como Alcides Maya e Weingärtner, eram ignorados (GUIDO, 1957: 178).

Por sua vez, Damasceno cita textos de época e reforça o depoimento sobre a empatia gerada por tais obras junto ao público, em contraponto a escassez de colecionadores entre seus contemporâneos.  Em resumo, o público visitante contempla e admira, porém em várias ocasiões suas obras não encontram compradores junto à comunidade local.  Cumpre observar que o que poderia ser denominado como um mercado de artes no sentido mais convencional, com o surgimento de galerias e marchands, só ocorrerá efetivamente em Porto Alegre durante as décadas de 1960 e 1970.  Podemos traçar diversas teses e reflexões em relação à tradicional resistência das elites gaúchas - especialmente no período em questão, relativo ao final dos oitocentos e início do século XX -  em consumir ou apoiar a produção artística contemporânea.  Os filhos desta elite - cuja sustentação estava diretamente vinculada à posse da terra e à criação de gado - via de regra, quando dirigia seus interesses para o campo das artes, escolhiam a literatura e a poesia, repetindo a antiga relação de valores que estigmatizava o trabalho manual. Convém lembrar que os estudos nesta época e neste segmento social valorizavam o exercício da advocacia ou da medicina. Nas artes plásticas encontraremos os imigrantes ou seus filhos. Através de relatos - mais uma vez, Damasceno - lembramos que as lições de pintura e afazeres do gênero eram consideradas adequadas à formação das moças de boa família, ao lado do piano e do bordado. O desenvolvimento de tais questões, porém, exigiriam um desvio em relação aos objetivos do presente artigo.

Tendo retornado a Itália em 1896, o ano de 1913 encontrará Weingärtner em Porto Alegre, segundo Damasceno, “decidido a renovar-se em sua arte - senão em técnica, pelo menos em temas e ambientes” (id.: 213).  A paisagem regional - arredores de Porto Alegre, interior e Santa Catarina - servirá como fio condutor para este processo de renovação enunciado por Damasceno.  Depois de mais algumas viagens a Itália e Roma em particular, fixa residência em Porto Alegre, expondo também no Rio de Janeiro e em São Paulo.

No ano de 1925, contando com 72 anos, Weingärtner realiza aquela que será sua última exposição, na Casa Jamardo, apresentando cinqüenta e três peças (id.: 215). Embora a abertura tenha sido festiva e noticiada pela imprensa local, a exposição foi considerada um fracasso de vendas e de visitação, tendo encerrado antes do prazo estipulado inicialmente.  A este fim melancólico associa-se, em 1927, uma doença que o deixa hemiplégico até seu falecimento em 1929.

Bibliografia

A Obra Gravada de Pedro Weingärtner. Porto Alegre: Núcleo de Gravura do Rio Grande do Sul, 2006. (texto de Paulo Gomes e comentário crítico de Anico Herskovits).

DAMASCENO, Athos. Artes Plásticas no Rio Grande do Sul (1755 - 1900) (Contribuição para o estudo do processo cultural sul-rio-grandense). Porto Alegre: Globo, 1971.

GOMES, Paulo (org.) Artes Plásticas no Rio Grande do Sul: uma panorâmica. Porto Alegre: Lahtu Sensu, 2007.

GUIDO, Ângelo. “Trinta anos de pintura (1925 - 1955)” in: BECKER, Klaus. Enciclopédia Rio-grandense. Canoas, RS: Regional, 1957.

HEINICH, Nathalie. Être artiste. Paris: Klincksieck, 1996.ui

SANTOS, Milton. Metamorfoses do Espaço Habitado. São Paulo: Hucitec, 1997.


* UFRGS, Professora adjunto no Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes. Doutora em Artes Visuais - História, Teoria e Crítica.

[1] Os primeiros resultados foram apresentados em  2006, através de uma exposição no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, de uma publicação - “A Obra Gravada de Pedro Weingärtner”, com texto de Paulo Gomes e comentário técnico de Anico Herskovits - e um seminário, do qual participaram diversos pesquisadores, entre os quais, a autora. O conteúdo destas palestras será objeto de uma publicação específica, atualmente em preparação. O estudo da produção pictórica de Weingärtner encontra-se - por parte da mesma equipe e sob coordenação do dr. Paulo Gomes - em fase de levantamento e registro.

[2] Nos referimos especialmente às contribuições da geografia humana, disciplina que tem aberto inúmeras perspectivas instigantes para as abordagens interdisciplinares de questões relativas aos conceitos de espaço, lugar, local e especialmente, paisagem.

[3] Sobre Lunara consultar: SERRANO, Eneida. Lunara amador 1900. Porto Alegre, edição do autor, 2002.

[4] Ângelo Guido é o iniciador da disciplina de História da Arte no Instituto de Artes, em 1936, tendo chegado a São Paulo em 1895 e ali iniciado seus estudos. Vem a Porto Alegre em 1925, passando a integrar o corpo docente do IA.