Apoio e Realização

.....

.....


Referência:
.

.Oitocentos - Tomo IV: O Ateliê do Artista

Arthur Valle, Camila Dazzi, Isabel Portella, Rosangela de Jesus Silva (org.).
Rio de Janeiro: CEFET/RJ; DezenoveVinte, 2017. 346p.
ISBN 978-85-7068-012-9
.
.

Livro no formato pdf:
Para  baixar o livro em formato .pdf, clique aqui.
Capítulos no formato pdf:
Para  acessar um capítulo específico do livro em formato .pdf, clique abaixo sobre o título do texto desejado.

Sumário

APRESENTAÇÃO    |   IX
Arthur Valle e Camila Dazzi

ALMEIDA REIS E O ATELIER ESCULTÓRICO NO BRASIL IMPERIAL   |   13
Alberto Martín Chillón

FERNANDO CORONA E O “DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO DE ESCULTURAS EXECUTADAS PELOS ALUNOS DESDE A FUNDAÇÃO DO CURSO DE ESCULTURA”   |   23
Alfredo Nicolaiewsky

 O ATELIER E A IMAGEM DO ARTISTA: O CASO DE ELISEU VISCONTI NA FRANÇA (1893 A 1915) |   33
Ana Maria Tavares Cavalcanti

SOCIABILIDADE, BOÊMIA E CARNAVAL EM ATELIÊS DE ARTISTAS BRASILEIROS NO INÍCIO DO SÉCULO XX   |   43
Arthur Valle

GEOGRAFIA DOS ATELIÊS DE ARTISTAS BRASILEIROS EM ROMA (1880-1900)   |   57
Camila Dazzi

EL TALLER DE ANTONIO SMITH: UNA INICIATIVA PICANTE, POÉTICA, IMPREVISTA    |   69
Catalina Valdés Echenique e José Miguel Frías Reyes

“MON ATELIER DE CATUMBI” E “DEBRET EM SEU ATELIÊ”: INTERPRETAÇÕES E INVENÇÕES ACERCA DA VIDA DO ARTISTA NO BRASIL |  79
Elaine Dias

"SUTIS DIMENSÕES DE UM ATELIÊ PAULISTANO": AS NARRATIVAS E REPRESENTAÇÕES DE CHRISTIANO STOCKLER DAS NEVES SOBRE O TRABALHO DE UM ARQUITETO   |   87
Fernando Atique

NETWORK ARTÍSTICOS INTERNACIONALES EN LA ROMA DE FINES DEL OTTOCENTO. UNA LECTURA CRÍTICA A TRAVÉS DE LAS IMÁGENES DE ALGUNOS ATELIERS DE PINTORES LATINO-AMERICANOS   |   99
Giulia Murace

ANTONIO PARREIRAS: A FLORESTA COMO ATELIÊ - PINTURA DIRETO DA NATUREZA   |   111
Isabel Sanson Portella

O ATELIER DE PRISCILIANO SILVA: ESPAÇO DE TRABALHO E CONVÍVIO   |   123
Luiz Alberto Ribeiro Freire

PEDRO AMÉRICO DE FIGUEIREDO E MELLO: CONSIDERAÇÕES SOBRE UM ATELIÊ ITINERANTE  |   135
Madalena Zaccara

GEORGINA DE ALBUQUERQUE: IMAGENS DE UMA ARTISTA ENQUANTO MÃE   |   153
Manuela Henrique Nogueira

ENTRE POSES: A RELAÇÃO ENTRE ARTISTA E MODELO EM ATELIÊS DO SÉCULO XIX  |   161
Marcelo Gonczarowska Jorge

RETRATOS DE ATELIER ENTRE EUROPA Y AMÉRICA   |   173
María Isabel Baldasarre

CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ATELIÊS DE HENRI LEHMANN E THÉODORE CHASSÉRIAU   |   187
Martinho Alves da Costa Junior

CASA-JARDIM-ATELIÊ: O ESPAÇO PARA A CRIAÇÃO DE VISCONTI  |   197
Mirian N. Seraphim

OS ATELIERS CARIOCAS DO INÍCIO DO SÉCULO XIX: COMÉRCIO E DISCRIÇÃO  |   211
Patricia Delayti Telles

OS ATELIÊS DE PEDRO WEINGÄRTNER   |   221
Paulo César Ribeiro Gomes

DELACROIX, MICHELANGELO E O ATELIÊ DO ARTISTA  |   233
Renato Menezes Ramos

O ATELIÊ DE PINTURA DE HONORIO ESTEVES   |   243
Ricardo Giannetti

O ATELIÊ MODERNO DE RAMOS DE AZEVEDO: O ESCRITÓRIO TÉCNICO E A CONSTRUÇÃO DO TEATRO MUNICIPAL DE SÃO PAULO  |  263
Richard Santiago Costa

O ATELIÊ DOS FOTÓGRAFOS ITINERANTES EM MINAS GERAIS NO SÉCULO XIX   |   271
Rogério Pereira de Arruda

O ESPAÇO DO CRIADOR EM UM ESPAÇO DE CRIAÇÃO: A IMPRENSA ILUSTRADA OITOCENTISTA E O ARTISTA NA AMÉRICA LATINA  |   287  
Rosangela de Jesus Silva

O ATELIÊ COMO ESPAÇO DE ENSINO E CONSTRUÇÃO DE PRÁTICAS ARTÍSTICAS   |   299
Sonia Gomes Pereira

NO ÚLTIMO ATELIÊ DE VICTOR MEIRELLES: UM ACERVO PRIVADO PARA ESTUDO DE SUA BIOGRAFIA   |   309
Teresinha Sueli Franz

ATELIÊS TRANSITÓRIOS: ARTISTAS EM TRÂNSITO   |   329
Vera Beatriz Siqueira

 “O IMPORTUNO” DE ALMEIDA JÚNIOR: ESTUDO ICONOGRÁFICO   |   337
Vivian Pereira Viana e Leticia Coelho Squeff