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Obras

Práxis enunciativa: relações interdiscursivas e criação plástica na obra histórica de Antônio Parreiras por Fábio Cerdera  

Através do uso do conceito semiótico de práxis enunciativa, este artigo aborda a relação entre a pintura histórica de Antônio Parreiras e o discurso oficial dos Institutos Históricos, indicando uma possível coerência discursiva. São também analisadas as referências pictóricas encontradas na produção de Parreiras, que fazem coro com uma prática estabelecida pela pintura nacional e internacional, ressifnificada pelo pintor.

Os policromadores e suas pinturas nas imagens religiosas na Bahia setecentista e oitocentista por Cláudia Guanais Fausto 

Por ser ser o mais antigo e principal centro de administração religiosa do Brasil colonial, o Estado da Bahia contou, nos séculos XVIII e XIX, com uma significativa atuação de encarnadores, douradores e pintores de esculturas religiosas. O presente estudo traz à luz os nomes e produções de alguns desses artistas, quase desconhecidos, e discute as técnicas por eles utilizadas, bem como suas prováveis fontes  iconográficas e simbólicas.

O legado artístico-visual concebido em torno de Antônio Conselheiro, publicado em jornais da última metade do século XIX por Jadilson Pimentel dos Santos 

A partir da fundação de Belo Monte, no ano de 1893, a fama de Antônio Conselheiro transformou-o no foco de inúmeros jornais, que passaram a publicar a sua imagem de forma caricatural e anedótica. Pretende-se aqui apresentar uma amostragem desse acervo textual e iconográfico, que conta acerca da memória de Antônio Conselheiro, de Canudos e de sua gente.
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Arquitetura e Artes Aplicadas

Instituto Estadual de Educação Olavo Bilac - Contextualização e Caracterização com os Institutos de Educação no interior gaúcho por Luiza Segabinazzi Pacheco 

O presente texto aborda questões construtivas e relacionadas à arquitetura, memória e história do primeiro Instituto Estadual de Educação contruído no interior do Rio Grande do Sul, localizado na cidade de Santa Maria. Para tanto, foram traçadas comparações com os demais institutos localizados nas cidades interioranas gaúchas de Alegrete, Pelotas, Passo Fundo, Caxias do Sul e Cachoeira do Sul.

Artistas brasileiros e a arte decorativa na Esposizione inter- nazionale dell'industria e del lavoro de 1911 por Kleber Antonio de Oliveira Amancio 

Vários artistas brasileiros atuantes nas primeiras décadas do século XX dedicaram-se à pintura decorativa. Uma construção que aglutinou a produção no gênero foi o Pavilhão Brasileiro na Esposizione internazionale dell'Industria e del Lavoro, de 1911, e a grandiloquência que envolveu a construção desse edifício proporciona-nos um lugar de observação privilegiado para a compreensão do campo das artes decorativas no período.

Pensando nos nós do Macramê: uma história, uma técnica, um lugar de memória no cotidiano feminino por Ludimila Caliman Campos e Mereida Maria Modesta Netto Garcia 

O Macramê é uma arte decorativa que consiste em atar fios em diversos tipos de nós, apenas utilizando as mãos, tendo chegado ao Brasil ainda no período colonial. No presente artigo, defendemos que a técnica do Macramé e as peças dela decorrentes constituem um lugar de memória (individual, familiar ou coletiva), na medida em que possuem uma intenção memorialista.
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 Fontes Primárias 

O Grande Livro dos Pintores, ou Arte da Pintura, por Gerardo Lairesse, com um Apêndice sobre os Princípios do Desenho organização de Samuel Michaelides

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