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  Obras

A Produção dos Professores e Alunos da Escola Nacional de Belas Artes na Exposição de Chicago de 1893 por Camila Dazzi

A presença maciça de obras de professores e alunos da Escola Nacional de Belas Artes na Exposição de Chicago de 1893, selecionadas pelo responsável pelo Departamento de Belas Artes da Seção Brasileira, Rodolpho Bernardelli,  revela a tentativa de consolidar a Escola - instituida em 1890, após a Reforma da Academia - no panorama nacional e internacional, como uma instituição moderna de ensino artístico.
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Discurso e representação à luz de uma possível iconografia monumental para a Batalha do Riachuelo por Renato Menezes Ramos

O artigo pretende refletir sobre as relações iconográficas e os possíveis trânsitos entre imagens da Batalha do Riachuelo, a partir de três obras: o  projeto não executado ao Almirante Barroso, do arquiteto espanhol Adolfo Morales de los Rios; o monumento executado, resistente até hoje, do escultor Corrêa Lima; e a pintura de Victor Meirelles, responsável por criar o primeiro monumento à recordação deste evento. 

A representação da simbologia do poder na obra Dom Pedro II na Abertura da Assembléia Geral, de Pedro Américo por  Jéssica Costa Prazeres e Mariana Costa

A obra D. Pedro II na abertura da Assembléia Geral, de 1872, é uma das mais significativas representações de símbolos do poder na pintura brasileira do século XIX. O que motivou Pedro Américo a optar por sua composição estética e momento histórico? Que diálogos a pintura estabelece  com outras obras, de objetivos semelhantes? São questões que buscamos responder, através da contextualização da obra no período de sua concepção

Artistas

 El pintor Pancetti: Enlace vida y obra por Fabio De Macedo

Desvelar los mecanismos que forman el individuo, entendido como ser social que refleja su contexto, es lo que se pretende en este estudio, lo que justifica la valoración del medio más cercano a José Pancetti. Para eso, se considera fundamental rescatar los episodios que el pintor afrontó desde la niñez, dando visibilidad a lo que se pudo convertir en su referencial simbólico, que interfirió en la formación de su personalidad y su pensamiento artístico.

Arquitetura e Artes Aplicadas

Hibridismo e interferência pulp nos códigos técnicos e na linguagem visual das revistas de emoção brasileiras  por Luciano Henrique Ferreira da Silva e Gilson Leandro Queluz

O artigo reflete sobre as relações entre a literatura pulp e a produção das chamadas revistas de emoção brasileiras nas primeiras décadas do século XX. Através da análise material da forma e do conteúdo de alguns títulos, busca-se traçar um perfil das transposições de códigos técnicos e de linguagem visual, assim como as interações entre produtores e público consumidor destas revistas no país.

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Escola Nacional de Belas Artes - Arte e técnica na construção de um espaço simbólico por Claudia Thurler Ricci

O edifício da Escola Nacional de Belas Artes, projetado por Adolfo Morales de los Rios e inaugurado em 1908,  foi resultado de uma soma de fatores, que acabaram por moldar a sua composição espacial e formal. Com base na análise de plantas que remontam ao desejo de construção de uma sede para a Escola no antigo Mercado da Glória, procuramos aqui apresentar uma nova leitura sobre o  processo de constituição desta edificação.

Ensino Artístico

As técnicas de pintura das Academias Francesa e Brasileira no século XIX: O caso do museu D. João VI por Monique da Silva de Queiroz

Visando à reflexão sobre os paralelos existentes entre as práticas de ensino de pintura das academias francesa e brasileira, no século XIX, estudamos algumas obras do  acervo de pintura do Museu D. João VI/EBA/UFRJ, tendo como fonte teórica de reflexão o texto The curriculum of the private ateliers, capítulo do livro de Albert Boime, The Academy and French Painting in the Nineteenth Century.
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Fontes Primárias

Cartas de Eliseu Visconti a Francisco de Oliveira Passos sobre a ornamentação do Teatro Municipal do Rio de Janeiro organização de Caroline Fernandes

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Fléxa Ribeiro: Trechos d’O Imaginário (Pretextos de Arte) organização de Vinícius Aguiar

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