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. Artistas Cultura, História e Gênero: a pintora Abigail de Andrade e a geração artística carioca de 1880 por Cláudia de Oliveira A questão que permeia nossa investigação sobre a pintora Abigail de Andrade
diz respeito à equação entre gênero e suas
articulações com o problema da autoridade feminina
frente a um campo intelectual e artístico quase exclusivamente
masculino e, igualmente, frente à sociedade em geral. Tal
perspectiva nos permite captar os constrangimentos, os espaços
possíveis e as perspectivas de carreira que se abriram e
fecharam para Abigail. Aníbal Mattos e as Exposições Gerais de Belas Artes em Belo Horizonte por Rodrigo Vivas Em
1917, após uma passagem premiada pela Escola Nacional de Belas
Artes, Anibal Mattos se transferiu do Rio de janeiro para Belo
Horizonte, aceitando um convite para ocupar o cargo de professor da
Escola Modelo. Atuando como agitador cultural, Anibal teve um papel fundamental na organização de exposições de arte na capital mineira, na qual, além de outros feitos, implantou o modelo das Exposições Gerais cariocas. Obras O Brasil nos arredores de Viena por Vera Lins Na Kunsthalle da cidade
de Krems, nas proximidades de Viena, esteve em curso, de setembro de
2007 a fevereiro de 2008, uma exposição sobre arte
brasileira. Com o subtítulo “Da Áustria ao Novo
Mundo”, ela cobria o século XIX até o início
do século XX e representava uma aula sobre a
formação da cultura brasileira, articulada a partir da
experiência do presente e de um pensamento que apresentou menos o
exotismo e mais os conflitos e tensões.
A insubmissão narrativa de Horto de mágoas, de Gonzaga Duque: apresentação geral por Liliane Machado Nosso
objetivo no presente texto é tentar
restabelecer a polifonia que existiu no panorama das Letras brasileiras
do início do século XX e que se emudeceu com o passar
dos anos. Lançando um outro olhar sobre a obra narrativa de
Gonzaga Duque, em particular sobre os contos de seu livro Horto de mágoas, procuramos entender as complexas relações que ela manteve com o campo intelectual em que circulou. As pinturas sobre tela da Catedral de Belém: universo visual e trajetória de restauro por Renata de Fátima da Costa Maués O
artigo refere-se às pinturas sobre tela da Catedral de
Belém com destaque para dois artistas contratados na empreitada
posta pelo 10º Bispo do Pará, Dom Antônio de Macedo
Costa, na reforma da Catedral: o
suíço Paul Deschwanden e o italiano Domenico De Angelis. As cenas bíblicas e
representações de santos desses artistas de nacionalidade
estrangeira conduzem o espectador a um trajeto carregado de
símbolos e significados.
A pintura de Hugo Adami e o modernismo paulistano por Ivana Soares Paim A
fim de esclarecer a relevância da obra de Hugo Adami para o
Modernismo em São Paulo, procuramos, no presente artigo,
apresentá-la sob o viés da crítica de um dos
idealizadores do movimento no Brasil, Mário de Andrade, assim
como pontuar a participação e contribuição
de Adami na criação de uma consciência
moderna na São Paulo da primeira metade do século XX.
. Ensino Artístico O fenômeno da popularidade da Academia Imperial de Belas Artes por Rosana Costa Ramalho de Castro À
luz dos valores pragmáticos da semiótica peirciana,
analisa-se a razão para a popularidade identificada na
inauguração da Academia Imperial de Belas Artes, mediante
a avaliação das matrículas na
instituição. Os registros das
atas das congregações e da
correspondência entre a Regência e a
direção da Academia deixam entrever, ainda, as
dificuldades encontradas por seus alunos frente a um mercado incipiente
e em desacordo com sua formação.
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Fontes Primárias "Do desenho de ‘modelo-vivo’ e seus problemas", de Augusto José Marques Júnior organização de Arthur Valle .
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