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. Obras A arte moderna e as apropriações da arte da América nativa por José D’Assunção Barros Desde
o início da modernidade, os artistas ocidentais têm
atentado para a importância de alteridades artísticas
como fontes para a renovação de sua própria arte.
Ao lado das alteridades africanas e orientais, amplamente
constitutivas de novas fontes de concepções
técnicas, a arte americana - da América nativa,
bem entendido - também aparece como fonte significativa
para a renovação da arte ocidental, sendo o
objeto de reflexão do presente artigo. O nu feminino no Brasil e na Argentina nas telas de Rodolpho Amoêdo e Eduardo Sívori por Camila Dazzi Nos catálogos das exposições de arte do século XIX, percebe-se uma crescente presença de nus femininos, realizados por artistas das mais diversas procedências, e que, não raramente, suscitavam acusações de “mal gosto” e “pornografia”. Nesse sentido, os países da América do Sul também tiveram os seus escândalos. Foi o caso das duas telas aqui analisadas: Estudo de Mulher, do brasileiro Rodolpho Amoêdo, e Le lever de la bonne, do argentino Eduardo Sívori. . O artigo refere-se à pintura Cólera Morbus, do artista paraense Constantino Pedro Chaves da Motta, que compõe o acervo do Museu Histórico da cidade de Cametá. O destaque é dado a informações postas à luz por meio da restauração, que comprovam, corrigem e desmistificam alguns dados referentes à composição formal e às alterações da obra feita no passado, que comprometeram e modificaram sua estrutura e tamanho. Ensino Artístico História da Academia - diferentes nomes, propostas e decretos por Monica Cauhi Wanderley Podemos
dizer que a história da Academia no Brasil tem sua origem nas
negociações entre Joachim Lebreton e o governo
português, no início do século XIX. Procura-se aqui abordar a primeira década dessa
instituição idealizada por Lebreton e oficializada
pelo governo português em 1816, antes dela abrir definitivamente
suas portas, em 1826, com o nome de Imperial Academia e Escola das Belas Artes.
Historiografia da Arte Comentário a ‘Peut-on parler d’une peinture pompier?’, de Jacques Thuillier por Marcelo Gonczarowska Jorge [Français] O texto de Peut-on parler d’une peinture pompier? (Pode-se falar em pintura pompier?), publicado em 1984 em Paris, retoma o tema de uma palestra proferida por Jacques Thuillier em
27 de março de 1980, no Collège de France. No presente
comentário, analisamos os questionamentos do autor,
afim de nos perguntarmos até que ponto termos e
conceitos como 'pompier' nos ajudam a entender a história - tão rica e tão complexa - da arte do século XIX.
.Fontes Primárias "Artistas portugueses no Rio de Janeiro", de Adalberto Mattos organização de Fernanda Justo, Cynthia Dias da Silva e Arthur Valle . . “O Restaurante Assyrio é Persa... e o Café Mourisco também”, de Adolfo Morales de los Rios: Comentários e Anotações organização de Renato Menezes Ramos .
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