.
Historiografia da Arte
Reflexões sobre a
ideia de semelhança, de artista e de autor nas artes -
Exemplos do século XIX por Jorge Coli
As
obras de arte são únicas e, simultaneamente,
pontos num
tecido amplo de outras obras e da própria
“realidade”, transformada em arte pela
percepção. Essas obras não
são feitas
apenas de um original: delas fazem parte, como elementos constitutivos
profundos, a reprodução, a marca deixada na
memória, todas as formas de
representação e de
associações presididas pela
semelhança. Material e
imaterial, a obra é tudo isso, é feita de tudo
isso.
Obras
Recursos y Procedimientos en
la Formación de la Dicción Pictórica
de José Pancetti por Fabio De Macedo
El
estudio analiza la producción pictórica de
José
Pancetti, con una mirada no comprometida con las amarras usuales. La
investigación verifica que el pintor ha recorrido un largo
camino para edificar su obra, realizando avances y retrocesos. Tras
examinar un grupo de obras, el trabajo analiza las técnicas,
recursos y procedimientos que forman la dicción
pictórica
de Pancetti, permitiendo comprobar, además, la autoria en la
confección de sus lienzos.
Arte
fúnebre no século XIX:
Considerações acerca
da coleção de quadros de cabelos da
Fundação Instituto Feminino da Bahia por Marijara Souza Queiroz
O
objeto de estudo deste artigo é a
coleção de
quadros de cabelos, também conhecidos como escumilhas, do
acervo
da Fundação Instituto Feminino da Bahia. A
análise
parte da identificação,
decodificação e
contextualização das peças,
à luz da
iconografia e da iconologia. Nossa hipótese central
é
que a grande difusão dessa técnica no Brasil se
deveu
à mentalidade fúnebre e, sobretudo,
romântica, em
voga na segunda metade do século XIX.
Pax et Concordia:
A arquitetura como caminho da alegoria por Rafael Alves Pinto Junior
Diante
de uma obra de arte acabada, resta-nos a leitura da imagem e a
interpretação do ver que podem permitir o
avanço
para além da obviedade das muitas
“intenções” declaradas e/ou
dos objetivos
manifestos pelo seu autor. Em muitos casos, o que
há de
mais eloquente pode ser localizado sob a superfície do
discurso
evidente: Pax
et Concordia,
quadro pintado por Pedro Américo, parece ser um bom
exemplo deste fenômeno.
A
arte no século XIX: Um estudo da peculiar obra
artística
no Brasil do pintor francês J. B. Debret por Monike Garcia Ribeiro
O
pintor francês Jean Baptiste Debret revelou uma dupla face no
conjunto de suas obras de arte produzidas sobre o Brasil: uma
é
a face do pintor de história, sua
função oficial
como contratado da Corte Portuguesa instalada no Rio de Janeiro; a
outra face é a do
desenhista da vida cotidiana, retratando cenas diversas da sociedade
brasileira. Neste artigo, enfoca-se este duplo aspecto da
produção iconográfica de Debret..
.
Ensino Artístico
A
'Reforma da Academia’ no Relatório do Diretor da
Escola
Nacional de Belas Artes, Rodolpho Bernardelli, ao Ministro da
Instrução Pública (1891) por Camila Dazzi
O
texto tece um breve comentário sobre o modo como a
‘Reforma da Academia’ é apresentada por
Rodolpho
Bernardelli em seu Relatório ao Ministro da
Instrução Pública, Correios e
Telegraphos,
João Barbalho Uchôa Cavalcanti, em maio de 1891.
Para
compreendermos o posicionamento de Bernardelli, faz-se
necessário conhecer qual era o posicionamento dos jovens
artistas sobre a Academia, a arte e o seu ensino.
.
..
Arquitetura
& Artes Aplicadas
Arquiteturas modernas: A
fugacidade como espírito
por Odete Dourado
O
presente texto busca compreender a fragilidade constitutiva dos
edifícios construídos a partir dos meados do
século XIX, tomando como fio condutor as chamadas
Exposições Universais do século XIX,
consideradas
sob a ótica arte/indústria. Analisam-se,
igualmente, as
correlações existentes entre as
primeiras
manifestações do Movimento Moderno e a
conservação e restauração
dos bens
patrimoniais.
.
O design do humor: A
caricatura na revista “Caras e Carrancas” (1902) por Rosane Kaminski
No
início do século XX, foram editadas em Curitiba
várias revistas ilustradas com caráter
satírico em
relação à vida social. Tal
fenômeno era
coerente com o que acontecia em diversos outros centros
urbanos brasileiros. Dentro desse
processo, se situa o semanário "Caras e Carrancas",
de 1902, cujas
características históricas e gráficas
são
aqui apresentadas e comparadas com outras revistas ilustradas da mesma
época.
.
O
Pavilhão Mourisco da Fiocruz no Rio de Janeiro - Aspectos
históricos, levantamento fotográfico e
catálogo da
arte geométrica aplicada na arquitetura por Ana Lúcia N. C. Harris e
Clélia Maria C. T. Monasterio [English]
O
presente artigo mostra o resultado inicial de uma pesquisa cujo
objetivo é o estudo de padrões ornamentais
encontrados em diferentes
elementos da edificação do Pavilhão
Mourisco, localizado na região de Manguinhos, Rio
de
Janeiro, que abriga hoje a
Fundação Oswaldo Cruz.
O
resultado da classificação é um
abundante material
ilustrativo e didático sobre o prédio e seus
exemplos de
composições geométricas.
.
.
Fontes Primárias
...