Volume III, número 3 │ Julho 2008 ISSN 1981-030X |
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. Editorial . Os leitores habituais de 19&20
devem ter notado a configuração especial do presente
número, totalmente dedicado a artistas atuantes no Brasil: esta
se deveu, sobretudo, ao número significativo de artigos
chegados à nossa redação que seguiam esse
viés, mas, cremos, tal configuração é
também indicativa de uma tendência marcante na nossa
historiografia de arte, que tradicionalmente tem privilegiado o
estudo de artistas plásticos, muito especialmente de pintores.
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. Para além dessa convergência inicial, todavia, os artigos aqui reunidos apresentam características diversas. Vale a pena frisar, em primeiro lugar, o significativo arco de tempo implícito na trajetória das obras e dos personagens estudados, que compreende desde o início do século XIX, com a atuação de Francisco Pedro do Amaral, analisada no artigo de Patricia Araújo, até a segunda metade do século XX, com uma artista como Celitta Vaccani, cuja trajetória é abordada no texto de Tathyane Höfke. . As intenções dos artigos são também diversas. Assim, os textos que tratam de maneira panorâmica da atuação de determinados artistas - como aqueles sobre Amaral ou Vaccani acima citados, ou, ainda, aquele sobre Lucílio de Albuquerque, escrito por Piedade Epstein Grinberg - se alternam com outros que focam aspectos mais específicos de sua produções - é o caso dos textos de Madalena Zaccara, Isabel Portela e Rosangela de Jesus Silva sobre, respectivamente, Pedro Américo, Georg Grimm e Angelo Agostini - ou, mesmo, se centram sobre uma única obra, como exemplifica o texto de Rafael Pinto Jr. sobre o retrato da Marquesa do Paraná, pintado por Emil Bauch. . A revista se encerra com um dossier exclusivamente dedicado ao pintor e gravador Pedo Weingärtner. O conjunto de artigos - que havia sido já antecipado, na edição anterior, com a publicação de um texto de Neiva Bohns -, reúne o trabalho de um grupo de pesquisadores atuantes no Rio Grande de Sul - Paulo Gomes, Alfredo Nicolaiewsky, Suzana Gastal e Ana Albani de Carvalho -, que, há alguns anos, desenvolvem pesquisas a respeito da diversificada atuação do artista de origem gaúcha. O dossier, que inclui ainda um texto de Vivian Paulitsch, pesquisadora vinculada à Unicamp, traça um amplo painel da vida e da obra de Weingärtner, que, cremos, servirá como uma referência sobre o que há de mais atual nos estudos a respeito do artista e como uma rica fonte de dados para outros estudos sobre Weingärtner, que pretendemos futuramente aqui publicar. . Os editores
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