|
|
|
|
Volume I, número 2 │ agosto 2006
|
ISSN 1981-030X |
|
Arte Decorativa Um outro ecletismo pela visão das artes decorativas por Marize Malta Objetos enfeitados, carregados de capricho,
ornamentados. Muitos deles.
Móveis, jarros, tapetes, escarradeiras,
bibelôs, compoteiras... Espalhados
pelos vários cômodos da casa, da casa antiga, asseada,
arrumada com esmero. Objetos que
são hoje lembranças, habitam museus e deles sabemos pouco. É hora de buscá-los. Vê-los como documentos capazes de contar
uma história, uma história de um outro Ecletismo. Artistas e
Coleções Estrutura e originalidade na obra de Antônio Parreiras por Fábio Pereira Cerdera . Antonio Parreiras
é um dos muitos artistas que, ao longo de toda a história
da arte, transitaram entre meios de expressão diferentes, sendo
este fato justificado ou por uma melhor definição e
racionalização de suas próprias práticas,
ou pela desconfiança de que um determinado meio tem sua
própria forma de afirmação do mundo, ou, ainda,
por uma questão de habilidade e de sua necessidade interna de
expressão. O certo é que essa é uma das
influências possíveis na arte, sendo o artista visual
atingido por inúmeras outras determinantes. A catalogação das pinturas de Eliseu Visconti por Mirian N. Seraphim Grande parte da
produção de Eliseu Visconti se encontra hoje espalhada,
algumas obras esquecidas nas reservas técnicas dos museus ou
isoladas em galerias, coleções oficiais e particulares,
por todo o território nacional e vários países
estrangeiros. Sendo assim, a catalogação de sua vasta
produção se mostra um trabalho urgente e de
importância fundamental. Um recorte deste trabalho, tratando das
pinturas a óleo e de cavalete, constitui o tema do presente
artigo.
Críticas de
arte As
Relações artísticas entre Brasil-Itália no
último oitocentos: a recepção da crítica de
arte carioca aos pintores brasileiros na
Itália (1880-1890) por Camila Dazzi A arte brasileira oitocentista foi sempre
situada como fortemente dependente da arte francesa. Isto é um
fato, sem dúvida, incontestável, embora deva ainda ser
aprofundado. Mas para além da França, existem outras
fontes que devemos perscrutar. O objetivo deste artigo é mostrar
que o meio artístico carioca das duas últimas
décadas do século XIX estava aberto às
inovações da cultura figurativa produzida na
Itália.
Ensino
artístico O uso da gravura de temática religiosa na formação do artista na Academia Imperial das Belas Artes por Reginaldo da Rocha Leite . O artigo aborda a
importância da gravura artística de temática
religiosa no ensino acadêmico brasileiro, tendo a Academia
Imperial das Belas Artes como estudo de caso. É notório o
papel dos livros de gravuras européias utilizados durante o
período colonial, alicerçando a realização
de trabalhos pictóricos em igrejas brasileiras.
No entanto, a contribuição da gravura
não se restringe ao Brasil-Colônia sendo, também,
material didático nas aulas ministradas na Academia Imperial das
Belas Artes. Obras Arte e
literatura na pintura do século XIX: Algumas
considerações por Márcia Valéria Teixeira
Rosa |
|
No ensino artístico da Academia
Imperial de Belas, a pintura histórica estava orientada para a
tendência nacionalista romântica, valorizando os temas de
inspirações literárias, como,
por exemplo a representação do
indígena morto. Neste artigo, pretendemos abordar duas obras de
artistas brasileiros que utilizaram o mesmo texto literário de
Reneé Chateaubriand para suas composições, embora
tenham registrado diferentes cenas. Questões semânticas na obra de Guttmann Bicho: uma análise do “Panneau decorativo” por Arthur Valle . O
Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro possui um dos mais
importantes trabalhos de Guttmann Bicho, um quadro a óleo
chamado Panneau Decorativo, realizado em 1921 e
que rendeu ao artista o Prêmio de Viagem ao Exterior da
Exposição Geral daquele ano. No presente artigo, procuramos abordar a natureza dos recursos
compositivos que conferem à essa obra o seu peculiar
caráter evocativo. |