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Volume I, número 1 │ maio 2006 |
ISSN 1981-030X |
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Artistas e
Coleções A alegria dos amantes: Jean Baptiste Debret na coleção Castro Maya por Vera Beatriz Siqueira Em 1939, o industrial e colecionador Raymundo
Ottoni de Castro Maya, inicia negociações com a Casa
Brasileira de Paris, dirigida pelo marchand Roberto Heymann, para a
aquisição de quase 600 aquarelas, desenhos e gravuras de
Jean Baptiste Debret. O presente artigo analisa aspectos das
motivações do colecionador e a maneira como estes se
refletem nas peças de sua coleção . A pintura Brasileira do século XIX – Museu Mariano Procópio por Vanda Arantes do Vale . O artigo trata do
acervo de pintura brasileira (143 telas), executadas por estrangeiros
ou brasileiros nascidos durante o século XIX e que se encontram
no Museu Mariano Procópio em Juiz de Fora, Helios Seelinger: um pintor “Salteado” por Arthur Valle Analisar alguns aspectos da
formação artística de Hélios Seelinger, bem
como da sua relação com o campo artístico
brasileiro das primeiras décadas do século passado,
é o principal objetivo que aqui nos propomos. Simultaneamente,
procuramos pontuar tal análise com passagens da vida de
Seelinger, uma vez que esta está estreitamente ligada à
sua obra. Críticas de
arte Comentários e críticas de Gonzaga Duque a Pedro Américo por Tamara Quírico . O artigo analisa os dois
momentos Os salões caricaturais de Angelo Agostini por Rosangela de Jesus Silva Figura intrigante,
crítica, política e ativa, Agostini marcou com seu
traço a história brasileira. Nos periódicos pelos
quais passou, seu caráter militante, sua ironia e comicidade ficaram estampados nos seus
comentários. Suas críticas provocaram
inquietações e descontentamentos para os quais a imprensa
serviu de tribuna de discussões. Ensino
artístico A pedagogia artística de Lebreton por Alberto Cipiniuk . A
contribuição de Lebreton para o ensino artístico
brasileiro só pode ser entendida tendo como pano de fundo as
circunstâncias históricas do final do século XVIII.
Por óbvia que
pareça esta afirmação, gostaríamos de
colocar em relevo nosso entendimento deste período, posto que
não estamos procedendo segundo um antigo cacoete de uma certa
metodologia histórica ao consideramos os maus fados de mais um
“fin de siècle” tal qual o que
estamos vivendo hoje ou aquele que ocorreu pouco antes do ano mil. O mecenato artístico de D. Pedro II e o projeto imperial por Afrânio Biscardi e Frederico Almeida Rocha . Este estudo traça um
breve esboço sobre a maneira pela qual a historiografia trata o
mecenato artístico de D. Pedro II, sua relação com
os projetos construtores da incipiente nação e a imagem
criada do próprio monarca. Considera ainda a ruptura do
academismo romântico face aos padrões neoclássicos
nas artes plásticas. Obras A mitificação da mulher na cultura figurativa
do último Oitocentos - análise da tela
“Mater” de Henrique Bernardelli
por Camila
Dazzi |
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O presente artigo propõe
formular algumas considerações, ainda que de forma
resumida, entorno das seguintes perguntas: como a imagem materna era
pensada em fins do oitocentos? Como Henrique Bernardelli opta por
abordar tal temática? Quais foram as suas escolhas
(técnica e conteúdo) frente às novas propostas que
surgiam no âmbito da arte italiana? Como se deu a
recepção à obra pelo meio artístico carioca
pré-republicano? |