Edições anteriores
FONTES – Burle Marx e o jardim moderno: a vegetação como elemento estético e de identidade por Pollyana Martins da Silva e Joelmir Marques da Silva | Os cenários para as óperas O Guarani e O Escravo, de Antônio Carlos Gomes: imagem, teatro e música por Thiago Herdy | Portinari e a pintura histórica para a sede de O Cruzeiro por Rafael Alves Pinto Junior e João Almeida Soares | Arte no exílio brasileiro: imagens interiores de Lasar Segall por Géraldine Madalena Meyer | As “gravuras de tradução”: uma breve comparação entre França e Brasil no século XIX por Álvaro Saluan da Cunha | Dinâmicas de identificação: artistas-colecionadores em redes por Gwendoline Corthier-Hardoin | “A Abordagem do Monitor Alagoas”, uma possível intersecção entre as obras de Victor Meirelles de Lima e Eduardo Frederico De Martino por Aldeir Isael Faxina Barros e Cássio Alan Abreu Albernaz | A reflexão impossível: uma nova abordagem sobre os temas africanos na arte de Wifredo Lam por Bárbaro Martínez-Ruiz | Desejo pelo “moderno” na arte brasileira: uma análise dos escritos de Maria Clara da Cunha Santos de 1897 a 1900 por Ana Cláudia de Moura Cabral | De anjos a demônios: Mikhail Vrubel e a busca por um idioma modernista por Maria Taroutina
Pondo os costumes culturais em “risco”: Félix Régamey, japonismo e educação artística nacional por Shana Cooperstein | Mãe Preta, de Lucílio de Albuquerque: uma obra de arte, suas motivações e seu poder de representação por Suzana Alice Silva Pereira | Benedito Calixto na Capela do Santíssimo da Igreja de Nossa Senhora da Consolação e São João Batista: aspectos histórico-religiosos por Karin Philippov | Considerações sobre a relação entre João Zeferino Da Costa e a tradição italiana: As Virtudes Marianas da Igreja de Nossa Senhora da Candelária no Rio de Janeiro por Reginaldo da Rocha Leite | Monumento à Independência: uma obra de Bibiano da Silva em Natal (RN) por Fabiola Cristina Alves | Victor Meirelles, o jovem pensionista na Itália: anotações sobre a formação do artista no século XIX por Mara Rúbia Sant’Anna | Arte e técnica: formação e obra do engenheiro-arquiteto Jorge Félix de Sousa por Wolney Unes |Do Pitoresco ao Sublime: Eduard Hildebrandt no Brasil (1844) por Rafael Alves Pinto Junior
A Casbah e seus encantos – continuidades do imaginário das pinturas orientalistas nas propagandas turísticas de Argel por Camila Dazzi | O Jugendstil e a Wiener Werkstätte em Raul Lino: o caso das ‘Artes Decorativas’ por Eduardo Reynaud | Raimundo Cela: um balanço historiográfico por Vera Rozane Araújo Aguiar Filha | Gente de palmo e meio por Elena Komissarova | Formações transatlânticas – Mestre Didi, Martiniano do Bonfim e a arte da África no Brasil desde os oitocentos por Roberto Conduru | Assemblagem, oclusão e a arte da sobrevivência no Atlântico Negro por Matthew Francis Rarey | Historicizando os pontos riscados por Arthur Valle | A marcha da civilização no Brasil em três imagens de Debret sobre a escravidão por Anderson Ricardo Trevisan
A estrutura da recordação: a tradição visual Kongo no Novo Mundo por Robert Farris Thompson | Nicolas Desmons: revisão historiográfica do artista conhecido até então como Iluchar Desmons por Julio Reis | Portinari abstrato: os painéis de azulejos no Palácio Capanema (1941-1945) por Rafael Alves Pinto Junior | Representações da Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil de 1922 e da cidade do Rio de Janeiro nas mídias por Fernanda de Azevedo Ribeiro | Uma obra, várias perspectivas: alguns estudos sobre a Passagem do Humaitá, de Victor Meirelle por Álvaro Saluan da Cunha | Iconografia política: o céu e as calças de Nicolas-Antoine Taunay por Bárbara Dantas | Antes da revolução: Posada e a Gran calavera eléctrica por Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira | A representação da paixão do herói trágico: o caso de Antônio Parreiras em ‘Tiradentes no Getsêmani” por Reginaldo da Rocha Leite | Quadros historicos da guerra do Paraguay organização de Álvaro Saluan da Cunha
Patrimônio reconstruído: a trajetória da arquitetura da Santa Casa de Misericórdia de Manaus através da memória documental por Camyla Lorena Torres Silva e Cybelle Salvador Miranda | Para que serve a iconografia política? por Christian Joschke | A Imagem Construída. O culto do monumento histórico e da ruína nas fotografias de Carlos Relvas por Margot Vilaça | Angelina Agostini: a consagração da artista em 1913 por Cláudia de Oliveira | O Pierrot-Artista na Viragem do Século: Autorretrato com o Laço Negro de Aurélia de Sousa (1866-1922) por Elena Komissarova | A Exposição Internacional do Centenário da Independência do Brasil de 1922 no processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro por Fernanda de Azevedo Ribeiro | As origens da nação na pintura de história: de Victor Meirelles a Belmiro de Almeida e além por Guilherme Frazão Conduru | Adalberto Mattos: ‘Rapins de hontem, artistas de hoje’ organização de João Victor Rossetti Brancato e Arthur Valle | O jardim moderno como obra de arte: o pensamento de Roberto Burle Marx para a Praça de Casa Forte organização de Joelmir Marques da Silva e Victor Gabriel Cavalcanti de Moraes
Provincializando Paris. A narrativa centro-periferia da arte moderna à luz das abordagens quantitativa e transnacional por Béatrice Joyeux-Prunel | Centro da cidade do Rio de Janeiro: proposta de enquadramento como Bem Cultural Nacional da Primeira República (1889-1930) por Julio Cesar Ribeiro Sampaio | “O Julgamento de Frei Miguelinho:” contribuição à obra de pintura histórica de Antônio Parreiras por Diego Souza de Paiva | Origens, tipos e estilística da ornamentação dos oratórios domésticos baianos oito-novecentistas por Claudio Rafael Almeida de Souza | Decolonização da memória: mulheres artistas brasileiras nos Salões parisienses (1900-1939) por Madalena Zaccara | Manualidades femininas nas páginas da revista A Estação (1879-1904) por Maria de Fatima da Silva Costa Garcia de Mattos | A Primeira Missa no Brasil de Victor Meirelles: algumas influências e a cópia de Sebastião Vieira Fernandes por Marco Antonio Baptista | “Uma Rua de Tanger,” de Pedro Américo – representações do Oriente islâmico no Brasil oitocentista por Camila Dazzi
Prefigurando Aparência: Do Haiti à Reconstrução e 1968 por Nicholas Mirzoeff | Panorama do ensino desenho, expressão e representação gráfica no ensino superior de Arquitetura e Urbanismo por Ana Paula Ribeiro de Araujo | Natureza-morta e paisagem na crítica de arte de Adalberto Mattos por João Victor Rossetti Brancato | A identidade de um orixá incerto por Anderson Diego da S. Almeida | Nótulas para uma História da Arte do Rio Grande do Sul: obra e trajetória do pintor alemão Fernando Schlatter (1870–1849) por Sofia R. Inda | Más Notícias: Rodolpho Amoedo e a pintura intimista no final do século XIX por Natália dos Santos Nicolich | ‘O poder supremo do Caboclo Cubatão:’ cultura visual religiosa afro-brasileira e repressão policial no Rio de Janeiro em 1918 por Arthur Valle | ‘Sócrates afastando Alcebíades do vício,’ de Jules Le Chevrel e Pedro Américo: uma análise formal com base nos cinco pares de conceitos de Heinrich Wölfflin por Ricardo A. B. Pereira
A origem da arte segundo Karl von den Steinen por Pierre Déléage | Pour une réattribution de l’album Costumes Italiens (1809), de Debret por Marcelo Gonczarowska Jorge | Do metafísico ao documental: projeto, realização e recepção da obra de Eliseu Visconti para o Palácio Tiradentes por Fabíola Cristina Alves | A arquitetura assistencial em Belém e a estética dos interiores ecléticos: Hospital D. Luiz I da Benemérita Sociedade Beneficente Portuguesa por Ana Paula Rodrigues Figueiredo, Cybelle Salvador Miranda e Ronaldo N. F. Marques de Carvalho | Debret e o vestuário nobre feminino na corte do Rio de Janeiro por Charles Roberto Ross Lopes | Ecletismo na arquitetura do sudoeste de Goiás (1927-1935) por Rafael Alves Pinto Junior | Sociedade e cultura na obra Mãe Preta (1912), de Lucílio de Albuquerque por Sarah Dume
Emilio Rouède: das marinhas à cidade moderna por Rodrigo Vivas e Gabriela Miranda | Concepções de duplo na obra de Ismael Nery por Mariana Garcia Vasconcellos | Maria Graham e a política da paisagem por Diego Rafael Hasse | Arte sacra afro-brasileira na imprensa entre 1904-1932 por Arthur Valle | O Revivalismo Gótico na Arquitetura do Rio de Janeiro do Século XIX por Doralice Duque Sobral Filha | O restauro do jardim do comendador Mariano Procópio por Cristiane Souza Gonçalves | Coleções de pintura e de fotografia em ateliês: comentários publicados nos periódicos do século XIX por Maria Antonia Couto da Silva
A pintura histórica das “primeiras missas” na construção de projetos nacionais na América Latina por María Silvina Sosa Vota e Rosangela de Jesus Silva | Maria Graham e as suas “vistas” do entorno e da cidade de Roma por Maria de Fátima Medeiros de Souza | Os primeiros espaços públicos de exposição no Brasil por Sandra Makowiecky | O design gráfico na coluna “Garotas do Alceu” por Daniela Queiroz Campos | Os anos de formação de Alfredo Volpi e o contexto dos imigrantes italianos em São Paulo por Carlos Pires | A reforma da Accademia di San Luca e a criação do Istituto di Belle Arti di Roma por Camila Dazzi | Moda, cores e representação feminina no Segundo Reinado no Rio de Janeiro por Joana Monteleone | A migração da arte pictórica europeia para a imprensa brasileira no final do século XIX por Luiz Marcelo Resende | Gênero e impermanência nas artes visuais de Pernambuco por Madalena Zaccara e José Lucas Vila Nova
Engenharia e sociabilidade: a trajetória de Samuel das Neves no Rio de Janeiro por Ana Paula Nascimento | O Brasil na exposição Internacional de Bruxelas, 1910 por Martinho Alves da Costa Junior | Oscar Guanabarino: de moderno a “passadista” por Daniel Rincon Caires | Cinema em revista: A crítica cinematográfica em Klaxon por Donny Correia e Edson Leite | Uma imagem para a pátria: o retrato de Artigas por Juan Manuel Blanes por Luciana Coelho Barbosa | Aspectos ornamentais de igrejas neogóticas brasileiras, c. 1860-1950 por Paula Ferreira Vermeersch | O Rio de Janeiro e seus prismas: o moderno na obra de Eliseu Visconti e Gustavo Dall’Ara por Aline Viana Tomé | A Imagem do Éthos e do Páthos Republicano na Pintura Histórica de Antônio Parreiras por Fábio Cerdera | Castro Maya e a institucionalização de Debret no Brasil por Anderson Ricardo Trevisan
Número Especial – Fontes Primárias: Trechos das Atas das sessões do Corpo Acadêmico da Academia Imperial de Belas Artes entre 1883 e 1885, por Ana Maria Tavares Cavalcanti | Carta aberta de Almeida Júnior a Benedito Calixto: Antecedentes e desdobramentos, por Ana Paula Nascimento | Félix-Émile Taunay: Epitome de Anatomia Relativa as Bellas Artes seguido de hum compendio de physiologia das paixões, e de algumas considerações geraes sobre as proporções, com as divisões do corpo humano; offerecido aos alumnos da Imperial Academia das Bellas Artes do Rio de Janeiro, por Elaine Dias | Notas e artigos sobre crítica de arte na Revista Illustrada, por Rosangela de Jesus Silva | Jornal do Commercio: Críticas a Batalha do Avahy quando da sua primeira exposição em 1877, por Hugo Xavier Garilha | Angelo Agostini e sua trajetória no Brasil, por Rosangela de Jesus Silva | O ensino das disciplinas teóricas na Academia das Belas Artes, por Camila Dazzi | Considerações sobre a Exposição Geral de Belas Artes de 1894, por Karina Perrú Santos Ferreira Simões
O projeto de lei de Pedro Américo sobre a propriedade artística e literária por Madalena Zaccara, Valéria Augusti e Marcílio Toscano Franca Filho | A conservação da memória projetual e construtiva do campus Seropédica da UFRRJ por Claudio Antonio S. Lima Carlos | La institucionalización de las artes decorativas y aplicadas en la historia del arte argentino a principios del siglo XX por Larisa Mantovani | Considerações sobre uma imagem de “Exu” do Museu da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro por Arthur Valle | Jardins de Roberto Burle Marx em um sítio histórico por Joelmir Marques da Silva | A formação e a obra de Pedro Weingärtner no século XIX por Paulo César Ribeiro Gomes | A propaganda política de 1932 por André Toral | Modesto Brocos como crítico na “Terra do Cruzeiro” por Heloisa Selma Fernandes Capel | Arquitetura Civil da segunda metade do século XIX em Belém-PA por Juliane Oliveira Santa Brígida e Cybelle Salvador Miranda | Apontamentos sobre os escultores Antônio Quirino Vieira e Severo da Silva Quaresma por Alberto Martín Chillón | “Documentário fotográfico de esculturas executadas pelos alunos desde a fundação do curso de escultura,” de Fernando Corona organização de Alfredo Nicolaiewsky
Entre el heroísmo y el martirio: consideraciones sobre la representación del héroe latino-americano en el siglo XIX por Maria Berbara | La nostalgia del Imperio: la entrada del retrato de Fernando VII a Manila en 1825 por Ninel Valderrama Negrón | De monumento a cuerpo: reinventando la memoria de Sucre en Quito (1892-1900) por Carmen Fernández-Salvador | Dois panoramas da América em Londres: Cidade do México (1826) e Rio de Janeiro (1828) por Carla Hermann | La imagen demarcatoria y la experiencia de paisaje como verdad geográfica. Fotografías de Francisco Pascasio Moreno, 1897 por Catalina Valdés E. | Miradas sobre el agua. Recorridos de la modernidad en las imágenes de Buenos Aires desde el Río de la Plata: 1910-1936 por Catalina V. Fara | Con la ruina como guía: tres villas suburbanas en la Ciudad de México por Hugo Arciniega Ávila | Elogio de las ollas por Deborah Dorotinsky Alperstein | Configurando a América Latina: as visões de Rugendas e Marianne North por Vera Beatriz Siqueira | “Parla, diavolo”: Almeida Reis e a sombra de Michelangelo por Renato Menezes Ramos | El ingreso de mujeres a las academias de arte de Brasil y México: un panorama comparativo por Ursula Tania Estrada López | Manuel de Araújo Porto-Alegre e as origens institucionais da crítica de arte no Brasil por Marcos Florence Martins Santos | El Gráfico y la búsqueda de un arte nacional en Colombia por María Clara Bernal | América Latina y la idea de una “modernidad global”, 1895-1915 por María Isabel Baldasarre
La tradición prehispánica en la propuesta americanista de Ricardo Rojas: un análisis de El Silabario de la Decoración americana por María Alba Bovisio | Amizade, imagem e texto segundo Algot Lange por Raphael Fonseca | La construcción de discurso a partir del dibujo en los álbumes arqueológicos de Manuel Martínez Gracida y Liborio Zerda por Carolina Vanegas Carrasco e Hiram Villalobos Audiffred | A etnografia poética de Correia Dias: um passeio pela tradição indígena de sua piscina mítica por Amanda Reis Tavares Pereira | A experiência modernista em viagens por Renata Oliveira Caetano | Bajo el designio de los dioses: Il Guarany y Atzimba por Jaime Aldaraca Ferrao | Escultura e indianismo(s) no Brasil oitocentista por Alberto Martín Chillón | Retratos do Novo Mundo por Jacqueline Medeiros | Figari, Goeldi, africanidade – contextos por Roberto Conduru | Presencia de lo oriental, lo afroamericano y lo indígena en la representación de mujeres en la prensa periódica ilustrada argentina de las primeras décadas del siglo XX por Julia Ariza | La Fuente de las nereidas de Lola Mora por Georgina G. Gluzman | La experimentación moderna con las imágenes en las publicaciones de la literatura gauchesca: los periódicos de Luis Pérez e Hilario Ascasubi por Juan Albin
Pavilhão do Brasil na Exposição de Filadélfia (1925), por Samuel S. de Brito | A redenção de Cam de Modesto Brocos, por Tatiana Lotierzo | A Repercussão das Exposições Individuais de Pintura no Brasil da Década de 1880, por Maria Antonia Couto da Silva | História da Conservação e Restauro em Pelotas/RS, por Claudia Fontoura Lacerda e Margarete Regina Freitas Gonçalves | O caso Lobato x Malfatti, por Talita Trizoli | Memória de um monumento impossível, por Rafael Alves Pinto Junior | A Partida de Jacó de Rodolfo Amoedot, por Clarice Ferreira de Sá | Di Cavalcanti e as concepções artísticas europeias do entre-guerras, por Luciana Dilascio Neves | Imagens sobre a proclamação da República brasileira no periódico A Ilustração, 1889-1890, por Arthur Valle | O novo estatuário, de Manuel de Araujo Porto-Alegre, organização de Alberto Martín Chillón e Leonardo Lennertz Marcotulio
Anita Malfatti em Paris, por Renata Gomes Cardoso | A Associazione Artistica Internazionale di Roma, por Camila Dazzi | O Gênio do Brasil e as Musas, por Alberto Martín Chillón | Desmistificando Almeida Júnior, por Raquel Aguilar de Araújo | Arte para todos: a produção “Made in Brasil” da Osirarte, por Rafael Alves Pinto Junior | O pintor Charles Landseer, por Monike Garcia Ribeiro | Considerações sobre a representação do negro na arte do Brasil, por Ana Laura Benachio, Diego Eridson Beck, Rafael Machado Costa e Rosane Vargas | Documentos relativos à exposição de José Malhôa no Rio de Janeiro em 1906 organização de Arthur Valle, transcrição de Cleivison Jesus de Carvalho e Diego Alves
Marianne negra de Jean Baptiste Debret, por Heloisa Pires Lima | Belém e as exposições de arte no entresséculos, por Moema Alves | Maria Pardos e José Malhoa no Museu Mariano Procópio, por Valéria Mendes Fasolato | A retratística e a família na arte brasileira, por Cláudio Barcellos, Jansen Ferreira, Elvio Antônio Rossi, Helen Bertoletti Kampmann, Marcelo de Souza Silva e Marilia de Oliveira Frozza | Rodolfo Amoedo e a Exposição de 1888, por Adryana Diniz Gomes | As cerâmicas em faiança portuguesa nos casarões de Pelotas/RS, por Keli Cristina Scolari e Margarete R. F. Gonçalves | França Júnior: crônicas sobre arte no jornal O Paiz (1888-1889), organização de Raquel Barroso Silva e Rumennig Douglas Weitzel Teodoro | Roberto Burle Marx e a Praça Euclides da Cunha no Recife de 1935, organização de Alda de Azevedo Ferreira, Joelmir Marques da Silva, Fernando de Carvalho Ono e Michele dos Anjos de Santana
A caricatura e o monumento equestre a D. Pedro I, por Rosangela de Jesus Silva | A Academia de Belas Artes no Museu Mineiro, por Rodrigo Vivas e Márcia Georgina de Assis | Culturas e hibridismo na imagem de brasileiros nas artes da Primeira República, por Túlio Henrique Pereira | A ENBA vista pela obra de alguns dos seus professores, por Ricardo A. B. Pereira | Theodoro Braga e as proposições para uma arte brasileira, por Paola Pascoal | José Silveira d’Ávila, por Sandra Makowiecky e Fernanda Maria Trentini Carneiro | Leituras de José Marianno Filho, por Wilson Ricardo Mingorance | Bethencourt da Silva e a Sublimidade da Arte, por Doralice Duque Sobral Filha | Ver e ser visto nas Exposições Gerais de Belas Artes, por Arthur Valle | O Desenvolvimento da Arte do Vitral no século XX em Pelotas, por Mariana G. Wertheimer e Margerete F. Gonçalves
Relações interdiscursivas e criação plástica na obra histórica de Antônio Parreiras, por Fábio Cerdera | Os policromadores e suas pinturas nas imagens religiosas na Bahia setecentista e oitocentista, por Cláudia Guanais Fausto | O legado artístico-visual concebido em torno de Antônio Conselheiro, por Jadilson Pimentel dos Santos | Contextualização e caracterização dos Institutos de Educação no interior gaúcho, por Luiza Segabinazzi Pacheco | Artistas brasileiros e a arte decorativa na Esposizione internazionale dell’industria e del lavoro de 1911, por Kleber Antonio de Oliveira Amancio | Pensando nos nós do Macramê, por Ludimila Caliman Campos e Mereida Netto Garcia | O Grande Livro dos Pintores, ou Arte da Pintura, por Gerardo Lairesse, organização de Samuel Michaelides
O papel da história na representação e na prática da arquitetura, por Marcelo Puppi | França Junior nos embates do meio artístico carioca das últimas décadas do século XIX, por Raquel Barroso Silva | Representações da figura feminina nas narrativas curtas de Gonzaga Duque, por Liliane Machado | A construção da memória de Honório Hermeto Carneiro Leão pela iconografia, por Paula Ribeiro Ferraz | A encomenda a Pedro Américo da pintura Batalha do Avahy em 1872, por Vladimir Machado | As Imagens de Roca pertencentes à “Festa da Dor” na Cidade de São Cristóvão-Sergipe, por Ivan Rêgo Aragão | Artigos escolhidos de Virgilio Mauricio, organização de Ricardo Giannetti | Crônicas de França Junior sobre arte no jornal O Paiz (1885-1887), organização de Raquel Barroso Silva
Proposições para o estudo da crítica de arte do século XIX, por Dario Gamboni | Olhares oitocentistas para a arte barroca e rococó, por Angela Brandão | A Passagem do pintor Guttmann Bicho por Florianópolis, por Lucésia Pereira | Uma lenda amazônica em Manoel Santiago, por João Augusto da Silva Neto e Aldrin Moura de Figueiredo | O Acervo de Pintura Portuguesa da Escola Nacional de Belas Artes, por Arthur Valle | O uso das cópias na formação do artista na Academia, por Viviane Viana de Souza | Ricardo Severo: “A Arte Tradicional no Brasil”, organização de Alessandra Xavier dos Santos, Andressa Amaral da Silva e Wesley Nunes Dantas | Textos de Gonzaga Duque na Revista Kósmos, organização, de Andréa Garcia Dias da Cruz, Bárbara Jane Carneiro Kushidonti e Viviane Alves de Andrade
Alunos e professores da ENBA na Exposição de Chicago de 1893, por Camila Dazzi | Iconografia monumental para a Batalha do Riachuelo, por Renato Menezes Ramos | O pintor Pancetti, por Fabio De Macedo | Revistas de emoção brasileiras, por Luciano Henrique Ferreira da Silva e Gilson Leandro Queluz | Arte e técnica na construção do prédio da Escola Nacional de Belas Artes, por Claudia Thurler Ricci | As técnicas de pintura das Academias Francesa e Brasileira no século XIX, por Monique da Silva de Queiroz | Cartas de Eliseu Visconti a Francisco de Oliveira Passos, organização de Caroline Fernandes | Trechos d’O Imaginário (Pretextos de Arte) de Fléxa Ribeiro, organização de Vinícius Moraes de Aguiar
Cultura, História e Gênero: a pintora Abigail de Andrade e a geração artística carioca de 1880, por Cláudia de Oliveira | Aníbal Mattos e as Exposições Gerais de Belas Artes em Belo Horizonte, por Rodrigo Vivas | O Brasil nos arredores de Viena, por Vera Lins | A insubmissão narrativa de Horto de mágoas, de Gonzaga Duque: apresentação geral, por Liliane Machado | As pinturas sobre tela da Catedral de Belém: universo visual e trajetória de restauro, por Renata de Fátima da Costa Maués | A pintura de Hugo Adami e o modernismo paulistano, por Ivana Soares Paim | O fenômeno da popularidade da Academia Imperial de Belas Artes, por Rosana Costa Ramalho de Castro | “Do desenho de ‘modelo-vivo’ e seus problemas”, de Augusto José Marques Júnior organização de Arthur Valle
A arte moderna e as apropriações da arte da América nativa, por José D’Assunção Barros | O nu feminino no Brasil e na Argentina nas telas de Rodolpho Amoêdo e Eduardo Sívori, por Camila Dazzi | O desvelar da obra de Constantino Pedro Chaves da Motta, por Renata de Fátima da Costa Maués | História da Academia – diferentes nomes, propostas e decretos, por Monica Cauhi Wanderley | Comentário a ‘Peut-on parler d’une peinture pompier?’, de Jacques Thuillier, por Marcelo Gonczarowska Jorge | “Artistas portugueses no Rio de Janeiro”, de Adalberto Mattos, organização de Fernanda Justo, Cynthia Dias da Silva e Arthur Valle | “O Restaurante Assyrio é Persa… e o Café Mourisco também”, de Adolfo Morales de los Rios: Comentários e Anotações, organização de Renato Menezes Ramos
Mariano Moreno e a primeira formação artística de Victor Meirelles, por Teresinha Sueli Franz | O percurso de Henrique Pousão, por Carlos Silveira | Fédora do Rego Monteiro Fernandez, por Madalena Zaccara | Mário de Andrade e a busca pela arte brasileira, por Raquel Medeiros | A produção dos artistas-viajantes, por Miguel Luiz Ambrizzi | Instalação nas Exposições Gerais durante a 1a. República, por Arthur Valle | O humor gráfico no início do século XX em Curitiba, por Marilda Lopes Pinheiro Queluz | O arquiteto Antonio Virzi, por Maria Helena da Fonseca Hermes | Narrativas e inscrições num corpo imaginário na pintura acadêmica do século XIX, por Stephanie Dahn Batista | Os registros da Comissão Científica de Exploração ao Ceará e a construção da nação, por Clarice Ferreira de Sá | Exposições Gerais de Belas Artes: Disponibilização em rede de notas de imprensa, organização de Arthur Valle
A afirmação da escultura pública no Brasil do século XIX, por Paulo Knauss | Manoel Lopes Rodrigues e a Alegoria da República (1896), por Rafael Alvez Pinto Junior | O quadro Conquista do Amazonas de Antonio Parreiras e a idéia de nação, por Raimundo Nonato de Castro | Artistas viajantes Ilha de Santa Catarina, séculos XVIII e XIX, por Sandra Makowiecky | Os primeiros tempos do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, por Julio Lucchesi Moraes | O estudo dos estados da alma na formação do pintor na Academia Imperial das Belas Artes, por Reginaldo da Rocha Leite | Rui Barbosa e a tradução cultural de Joaquim de Vasconcelos, por Felipe Freitas de Souza | Baudelaire e Guys – Arte e Moda no Século XIX, por Elaine Dias | Luiz José LeCoq D’Oliveira e a fiscalização edilícia pela Comissão Construtora da Avenida Central, por Maria Helena da Fonseca Hermes | Comentário de Armínio de Mello Franco sobre a Exposição de pinturas de Belmiro de Almeida na ENBA em 1894, organização de Ricardo Gianetti
Reflexões sobre a ideia de semelhança, de artista e de autor nas artes do século XIX, por Jorge Coli | Recursos y Procedimientos de la Dicción Pictórica de José Pancetti, por Fabio De Macedo | Considerações acerca da coleção de quadros de cabelos da Fundação Instituto Feminino da Bahia, por Marijara Souza Queiroz | Pax et Concordia de Pedro Américo, por Rafael Alves Pinto Junior | A obra artística no Brasil do pintor francês J. B. Debret, por Monike Garcia Ribeiro | A ‘Reforma da Academia’ no Relatório de Rodolpho Bernardelli ao Ministro da Instrução Pública (1891), por Camila Dazzi | A fugacidade como espírito da Arquitetura moderna, por Odete Dourado | A caricatura na revista “Caras e Carrancas” (1902), por Rosane Kaminski | O Pavilhão Mourisco da Fiocruz/RJ, por Ana Lúcia N. C. Harris e Clélia Maria C. T. Monasterio | O caderno de notas de Antônio Parreiras, organização de Valéria Salgueiro | Relatório do Diretor da Escola Nacional de Belas Artes Rodolpho Bernardelli ao Ministro da Instrução Pública, Correios e Telegraphos, em maio de 1891 organização de Camila Dazzi e Arthur Valle
Paisagem, Monumento e Crítica Ambiental na obra de F.-E. Taunay, por Claudia Valladão de Mattos | As pinturas indianistas de Rodolfo Amoedo, por Marcelo Gonczarowska Jorge | O Museu Nacional e a construção da nação, por Sabrina Parracho Sant’Anna | Análise da representação do corpo de duas protagonistas machadianas – Capitu e Sofia, por Natasha Santos, André Mendes Capraro, Fernando Renato Cavichiolli e Fernando Marinho Mezzadri | Novas descobertas sobre duas pinturas de Eliseu Visconti, por Mirian N. Seraphim | Novas leituras sobre a Messalina de Henrique Bernardelli, por Camila Dazzi | Francisco Manuel Chaves Pinheiro e a imaginária carioca oitocentista por Fátima Alfredo | Louis Rochet: Nova proposição apresentada à Comissão da estátua equestre de D. Pedro I, organização de Jorge Coli | Celita Vaccani: Manuscrito sobre sua trajetória artística e acadêmica, organização de Tathyane Höfke
A estética do século XIX, por Pierre Vaisse | A historiografia da arte oitocentista e suas revisões recentes, por Mariela Brazón Hernández | A Retórica dos Pintores de Modesto Brocos, por José Luiz da Silva Nunes | O Curso de Arquitetura da Escola Nacional de Belas Artes e a modernização da cidade do Rio de Janeiro, por Helena Cunha de Uzeda | Ornamentos Mouriscos na Arquitetura do Rio de Janeiro, por Rosane Bezerra Soares | Jean Baptiste Binot, por Mariluci da Cunha Guberman | Retórica dos Pintores, de Modesto Brocos (versão integral), organizado por Camila Dazzi | Escritos de Theodoro Braga
A Morta de Victor Meirelles, por Fernando C. Boppré | O imaginário da cristandade no Rio de Janeiro do século XIX nas imagens de Rugendas e Debret, por Heloisa Pires Lima e Rosana Ramalho de Castro | Henrique Bernardelli em Ouro Preto, por Ricardo Giannetti | Juiz de Fora em cartões-postais, por Marcos Olender | Ecletismo, patrimônio arquitetônico e historiografia, por Paula F. Vermeersch | Arquitetura monumental de Salvador no início do século XX, por Suely de Oliveira Figueirêdo Puppi | Exposições Gerais de Belas Artes e ensino artístico, por Reginaldo da Rocha Leite, Humbert de Superville no meio artístico fluminense do início do Século XX, por Arthur Valle | Vida na arte em Gonzaga Duque, por Alexandra Filomena Espindola
A Construção Visual da Monarquia Brasileira, por Anderson Ricardo Trevisan | Três esculturas de Rodolfo Bernardelli, por Maria do Carmo Couto da Silva | A representação da loucura em Machado de Assis e Portinari, por Tatiana Fecchio C. Gonçalves | O Modelo Vivo na Academia do Rio de Janeiro, por Ivan Coelho de Sá | A Arquitetura de Exposições, por Ruth Nina Vieira Ferreira Levy | Referenciais simbólicos do século XIX nos bens de consumo de massa da atualidade, por Rosana Costa Ramalho de Castro | Subsídios sobre a formação do Serralheiro e Ferreiro na Bahia oitocentista, por Dilberto de Assis | A Mascara do Riso de Raul Pederneiras, organizado por Arthur Valle
A mulher negra na pintura brasileira no início do século XX, por Maraliz de Castro Vieira Christo | Eliseu Visconti e o pano de boca do Teatro Municipal/RJ, por Ana Heloisa Molina | Pedro Weingärtner e a Pintura Neo-Pompeiana, por Camila Dazzi | A nação brasileira na obra de Antônio Parreiras, por José Maurício Saldanha | Alfredo Andersen, por Amélia Siegel Corrêa | Campos dos Goytacazes na fotografia de Guilherme Bolckau, por Mônica Zandonadi, Almerinda da Silva Lopes e Leonardo Vasconcelos | Jardins de Glaziou na Chácara do Challet, Nova Friburgo/RJ, por Camila Dias Amaduro | Crítica de Arte na Revista do Brasil (1916-1918), organização de Arthur Valle | Documentos sobre Rodolpho Amoêdo, contribuição de Márcia Valéria Teixeira Rosa
Antônio Parreiras como crítico de arte, por Valéria Salgueiro | Manuscritos de Porto-alegre, por Paula Ferrari | Santos de vestir da Procissão das Cinzas, por Nancy Regina Mathias Rabelo | Arte Pública na Paraíba no início do século XX, por Madalena F. P. Zaccara e Darlene Araújo | A Exposição de Chicago de 1893, por Jorge Nassar Fleury da Fonseca | Elos entre a University of Pennsylvania e a arquitetura do Brasil, por Fernando Atique | O Liceu de Artes e Ofícios, por Alba Carneiro Bielinski | As escolas artísticas européias no ensino das artes no Brasil, por Reginaldo da Rocha Leite | O preciosismo da pintura de paisagem de Facchinetti, por Mabeli dos Santos Fernandes | Victor Meirelles e a imagem fotográfica, por André A. Toral | Relatórios Ministeriais sobre a Academia das Belas Artes no Período Imperial
John Ruskin e debate cultural brasieiro, por Maria Lucia Bressan Pinheiro | “O gosto à oriental” na época de D. João VI, por Maria João Albuquerque | Augusto Malta e Marc Ferrez, por Ronaldo Entler e Antônio Ribeiro de Oliveira Jr. | A varanda e o modo de vida oito-novecentista, por Helena Câmara Lacé Brandão e Angela Maria Moreira Martins | Discurso de Manoel de Araujo Porto-Alegre em 1855, contribuição de Paula Ferrari | Exposição Mulheres Reais, resenha de Larissa Sousa de Carvalho | Nicolina Vaz de Assis, por Angela Arena | Artistas-viajantes na Expedição Langsdorff, por Miguel Luiz Ambrizzi | Victor Meirelles e Florianópolis, por Sandra Makowiecky | Representações do feminino de Oscar Pereira da Silva, por Ana Carolina S. Pereira e Gabriella de Amorim Gen | Grupo Santa Helena, por Elza Ajzenberg | “Negra tatuada vendendo caju” de Debret, por Leila Danziger | Arquitetura e arte na igreja paulistana de N. Sra. da Paz, por Flávia Rudge Ramos | “Baile à fantasia” de Rodolpho Chambelland, por Arthur Valle
Número Especial – Artistas: Lucílio de Albuquerque, por Piedade Epstein Grinberg | A temática na obra de Pedro Américo, por Madalena de F. P. Zaccara | A paisagem romântica de George Grimm, por Isabel Sanson Portela | A trajetória e os prêmios de Celita Vaccani, por Tathyane Ferreira Höfke | Francisco Pedro do Amaral, por Patrícia de Barros Araújo | O retrato da Marquesa do Paraná de Emil Bauch, por Rafael Alves Pinto Jr. | Angelo Agostini – imprensa e crítica Brasil, por Rosangela de Jesus Silva | Comentários sobre Pedro Weingärtner, por Paulo César Ribeiro Gomes | Os desenhos de Pedro Weingärtner, por Alfredo Nicolaiewsky | As influências na obra de Pedro Weingärtner, por Vivian Paulitsch | Pedro Weingärtner sob o olhar fotográfico, por Susana Gastal | A paisagem em Pedro Weingärtner, por Ana Maria Albani de Carvalho
Arquitetura neoclássica antes da Missão Francesa, por Roberto Conduru | L. Reynauld e a teoria do Ecletismo no Rio de Janeiro, por Marcelo Puppi | As referências norte-americanas no curso de Arquitetura da ENBA, por Fernando Atique | Ensino de Desenho nas Escola Normais mineiras, por Bruno Dias, Renata Duarte e Danela Fonseca | Cenas de Gênero de Almeida Jr., por Karin Philippov | Iconografia de Viagem e História da Arte, por Valéria Alvez | Giuseppe Aminasi em São Paulo | por Fennanda Pitta | História da Arte Técnica e Arqueometria, por Alessandra Rosado | Pedro Weingärtner, por NeivaBohns | Amoêdo por Gonzaga Duque resenha, contribuição de Andréia Kusaba
Relembrando Mario Barata, por Teixeira Leite | A Representação do Negro nas Exposições da AIBA nos anos de 1880, por Heloisa Pires Lima | O Uso da Fotografia na Batalha do Avay, por Vladimir Machado | O Decadentismo Finessecular e a Imagem Feminina, por Camila Dazzi | O Ensino Técnico na AIBA, por Rafael Cardoso | A Criação da UDF, por Renato Amorim | Retábulo-Mor dos Beneditinos na Bahia, por Maria H. O. Hernández | O Palácio do Catete, por Renata França | O Portal da Antiga AIBA, por Barnardo Almeida | A Inquietação da Abelhas de Angyone Costa, por Arthur Valle
O Ensino de Modelo Vivo, por Elaine Dias | Retóricas Visuais, por Reginaldo da Rocha Leite e Danilo Ribeiro Coelho | A Arquitetura de Filinto Santoro, por Nivaldo Vieira de Andrade Junior | Pintura decorativa na 1a República, por Arthur Valle | Morales de los Rios e o Ecletismo, por Claudia Thurler Ricci | Rodolpho Bernardelli, por Suely de Godoy Weisz | O Olhar Estrangeiro de Debret, Janaína Laport Beta | O Pintor Pedro Américo como “Diretor de Fotografia”, por Vladimir Machado | Pintura e Escultura nas Exposições Gerais, por Cybele Vidal Neto Fernandes | Castagneto e o Contexto Artístico Paulista, por Helder de Oliveira | Antonio Parreiras Ilustrador, por Fábio Cerdera | “Belas Artes: Estudos e Apreciações” de Félix Ferreira, por Camila Dazzi
Os Conceitos de Estilo e Tipologia por Sonia Gomes Pereira | A Exposição do Centenário e a profissão do arquiteto por Ruth Nina Vieira Ferreira Levy | Wasth Rodrigues e o Caminho do Mar por Rafael Alves Pinto Junior | O Hotel Balneário Sete de Setembro por Maria Helena da Fonseca Hermes | Novas Dimensões da Pintura Histórica do Segundo Reinado por Rafael Cardoso | O Ensino de Pintura e Escultura na Academia Imperial das Belas Artes por Cybele Vidal Neto Fernandes | Núcleo Bernardelli por Fábio De Macedo | A fotografia na pintura da Batalha de Campo Grande por Vladimir Machado | Victor Meirelles e a Construção da Identidade Brasileira por Teresinha Sueli Franz | O “Projeto Montenegro” e a reforma do Ensino das Artes Plásticas em 1890
Rodolpho Amoêdo por Luciano Migliaccio | Aquarelas de Thomas Ender por Monike Garcia Ribeiro | Fotos de Augusto Malta sobre a construção dos pavilhões da Exposição do Centenário da Independência por Thaís Rezende da Silva de Sant’Ana | Os Gabinetes Portugueses de Leitura no Brasil por Maria de Fátima da Silva Costa Garcia de Mattos | Crônicas de Gonzaga Duque por Cristina Pierre de França | Os embates do meio artístico carioca em 1890 por Ana Maria Tavares Cavalcanti | “Fascinação de Iara” de Theodoro Braga por André Cozzi | “Cólera Morbus” de Constantino Pedro Chaves da Motta por Edison Farias | As metamorfoses do Jeca Tatu por Roberto Bittencourt | Transcrições do julgamento dos concursos ao Prêmio de Viagem ao Estrangeiro durante a 1ª República e das cartas de Rodolpho Bernardelli a Maximiniano Mafra
Arquitetura nas revistas ilustradas por Claudia Thurler Ricci | Um ciclo de pinturas decorativas de Guttmann Bicho por Arthur Valle | Revendo Henrique Bernardelli por Camila Dazzi | A pintura de temática religiosa na Academia Imperial das Belas Artes por Reginaldo da Rocha Leite | Uma proposta de leitura da obra “Idilio Campestre”, de Belmiro de Almeida por Maria Auxiliadora de Carvalho Corassa | As séries na produção pictórica de G. B. Castagneto por Helder Oliveira | O Brasil na Viagem Pitoresca e Histórica de Debret por Valéria Piccoli | Aquarelas do Brasil: A obra de Jean Baptiste Debret por Vera Beatriz Siqueira
A questão artística de 1879 por Hugo Guarilha | Oscar Guanabarino por Fabiana Guerra Grangeia | Redescobrir o Rio de Janeiro por Vera Beatriz Siqueira | Decoração, literatura e cultura visual no século XIX por Marize Malta | Pensionistas da ENBA na Academia Julian por Arthur Valle | Pensionistas da ENBA na Itália por Camila Dazzi | Celita Vaccani por Tathyane Ferreira Höfke
Ecletismo nas artes decorativas por Marize Malta | Antônio Parreiras por Fábio Pereira Cerdera | Eliseu Visconti por Mirian N. Seraphim | As relações artísticas Brasil-Itália por Camila Dazzi | O uso da gravura na formação do artista por Reginaldo da Rocha Leite | Arte e literatura no século XIX por Márcia Valéria Teixeira Rosa | “Panneau decorativo” de Guttmann Bicho por Arthur Valle
Jean Baptiste Debret por Vera Beatriz Siqueira | Museu Mariano Procópio por Vanda Arantes do Vale | Helios Seelinger por Arthur Valle | Gonzaga Duque e Pedro Américo por Tamara Quírico | Angelo Agostini por Rosangela de Jesus Silva | Lebreton por Alberto Cipiniuk | O mecenato artístico de D. Pedro II por Afrânio Biscardi e Frederico Almeida Rocha | “Mater” de Henrique Bernardelli por Camila Dazzi